PUBLICIDADE

Mês da Copa: aprenda a fazer petiscos de grão-de-bico vegano

Chegou a segunda receita da série ''Mês da Copa'' aqui no Perifa, faremos petiscos veganos simples, práticos e baratos.

14 nov 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Grão-de-bico assado com páprica defumada
Grão-de-bico assado com páprica defumada
Foto: CanvaPro

Durante anos sem comer carne, leite, ovos e derivados, aprendemos a fazer muitas coisas, preparos excelentes e diferentes. O próprio grão-de-bico nunca fez parte da nossa alimentação, a gente só comia feijão. Quando conhecemos esse grão tivemos aquela reação ''Caramba! Como não conhecíamos isso ainda?!''

Foi depois do veganismo que tivemos contato com esse grão que é versátil, saboroso, extremamente nutritivo e rico em proteínas. 

Dá para fazer grãomelete, homus, que é uma pasta deliciosa (falaremos sobre em outra publicação aqui), dá para fazer saladas, hambúrguer, falafel, e dá para fazer um petisco delicioso que vamos ensinar aqui hoje para você assistir aos jogos da Copa.

Petisco de grão-de-bico assado: 

1 xícara de grão-de-bico cru 

Óleo 

½ colher de chá de páprica defumada (ou fique a vontade para colocar mais)

1 colher de chá de limão pepper ou pimenta-preta

Sal a gosto 

Se liga no preparo: 

Deixe o grão-de-bico de molho em água por 12 horas.

Descarte a água do molho e lave os grãos 

Leve os grãos para uma forma, coloque o óleo e tempere 

Mexe bastante e espalhe bem os grãos

Leve ao forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos. Retire os grãos e mexa um pouco, volte por mais 10 minutos, tire do forno e mexa. Repita o processo por mais 5 minutos até ficar crocante.

Se liga:

A receita que fizemos foi no forno, mas dá para fazer na airfryer. 

Evite comprar o grão-de-bico em mercados ou supermercados, geralmente são muito mais caros do que em armazéns e espaços que vendem grãos e cereais por kg (vamos postar um vídeo no instagram do Terra Comunidade abordando essa questão). 

Vegano Periférico Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade