PUBLICIDADE

O veganismo não é um estilo de vida de celebridades

Celebridades buscam sempre uma forma de se manter nos holofotes, surfam nas melhores ondas, com isso se adaptam ao assunto do momento.

17 jan 2023 - 13h25
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: CanvaPro

O mundo passa por um momento caótico. A exploração animal cresce a cada dia, a destruição ambiental é recorrente e a saúde da população está em decadência. Uma série de problemas globais como o ambiental estão relacionados ao modo de produção capitalista, ao estilo de vida de alguns países, à exploração animal, entre uma série de outras questões problemáticas.

Dentro desse cenário, é natural surgir tentativas de solucionar o problema, ou pelo menos, trazer algumas propostas propositivas. O movimento vegano vem com excelentes perspectivas e propostas, de forma bastante organizada e com objetivos muito claros.

É um movimento importante, que tem demonstrado bastante capacidade de dialogar com os maiores problemas da atualidade.

A boa imagem que o veganismo acaba passando, pode ser de certa forma equivocada, pois não acreditamos que as soluções sejam simples, mas de certa forma justas, pois acreditamos, sim, que é possível viver num mundo mais ético e mais adequado para todos.

No entanto, algumas celebridades acabam se apropriando do veganismo e tentando surfar na onda com a imagem do movimento, o que por um lado é bom pela visibilidade, mas por outro passa uma ideia totalmente dissociada da realidade da maioria, que não tem condições de viver como eles vivem.

Além dessa imagem desconectada, qualquer mudança de hábito é veiculado, não é raro abrirmos uma notícia, e ver que algum famoso que se dizia vegano acabou comendo algo de origem animal, ou até mesmo ''fulano diz não ser mais vegetariano/vegano’’, isso é totalmente prejudicial para o movimento.

Claro que existem dificuldades, que alguns não conseguem manter esse estilo, mas ao nosso ver o que acontece no mundo dos famosos, vai muito além disso.

O ponto é que boa parte das celebridades não estão realmente preocupadas com a causa, mas sim com a imagem que vão passar aos seus fãs ao demonstrarem simpatia pela luta, e até mesmo se autointitularem como tal é positivo para a imagem. 

A postura de alguns famosos que ‘’aderem o veganismo’’ é totalmente descolada do que realmente significa ser vegano, as convicções, as práticas e a conduta de modo geral.

A nossa crítica não é em direção as celebridades só pelo fato de serem famosas, o nosso ponto é a forma e a intenção com que eles fazem isso, que em sua maioria não tem um propósito genuíno.

Em contrapartida, tem alguns famosos que realmente levam a sério e são sensatos em relação ao veganismo, como o Lewis Hamilton, Joaquim Fênix (Vencedor do Oscar por sua brilhante atuação no filme 'O Coringa'), entre muitos outros.

São famosos que realmente carregam a causa de maneira honesta e certeira, mas a maioria, sobretudo alguns digitais influencers atuais, não tem compromisso com a luta.

Esse assunto é importante, porque esses famosos influenciam muitas pessoas, direcionam o comportamento, e assim por diante. Quando uma pessoa oscila, a tendência é tornar o objeto (no caso o veganismo) algo sem muita consistência. De modo geral, é totalmente negativo para o movimento de libertação humana e animal.

Vegano Periférico Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade