Em torneio de futebol de rua, quem faz mais gols nem sempre vence
Evento em São Paulo reúne 24 equipes da capital e do interior para vivenciar, na prática, o futebol original das quebradas
Evento gratuito de futebol de rua no Sesc Consolação, na capital paulista, reúne 160 crianças e adolescentes no 13º Encontro da Rede Paulista. Objetivo é usar o esporte como ferramenta de direitos humanos e transformação social. Conheça as regras do jogo, muito diferentes das tradicionais.
O Sesc Consolação recebe o 13º Encontro de Futebol de Rua, realizado pela Rede Paulista de Futebol de Rua, em 6 de dezembro. Ao longo de todo o dia, 26 equipes de todo o estado, reunindo 160 crianças e adolescentes, praticarão – atenção – a metodologia do futebol de rua, que entende o jogo, a convivência e o território como elementos indissociáveis.
Qual é a metodologia? O futebol de rua é praticado por times mistos, de meninas e meninos, e suas regras são definidas coletivamente: no primeiro tempo, as equipes negociam as regras; no segundo, a bola rola; no terceiro, as pessoas voltam a se reunir para avaliar se o combinado foi cumprido.
Assim, vence a partida quem demonstra mais respeito, solidariedade e cooperação — e não necessariamente quem faz mais gols. O encontro quer reafirmar o futebol de rua como uma poderosa ferramenta de promoção dos direitos humanos, fortalecendo valores como respeito, diálogo, cooperação e participação coletiva.
“O futebol de rua vai muito além da bola rolando. Ele cria espaços seguros de encontro, escuta e construção coletiva, fundamentais para que crianças e jovens exerçam sua cidadania de forma plena, como sujeitos críticos e atuantes na sociedade”, afirma Eleilson Leite, coordenador na área de Cultura da Ação Educativa.
Serviço
13º Encontro de Futebol de Rua
Local
: Sesc Consolação – Rua Doutor Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo – SP
Data: Sábado (06) de dezembro
Horário: Das 10h às 17h
Entrada gratuita