PUBLICIDADE

Cidade Tiradentes: de área rural a epicentro do funk em São Paulo

Saiba mais detalhes sobre a origem e o desenvolvimento desta região localizada na zona leste de São Paulo

22 ago 2023 - 18h17
Compartilhar
Cidade Tiradentes é um dos distritos mais populosos de São Paulo
Cidade Tiradentes é um dos distritos mais populosos de São Paulo
Foto: Instituto Bixiga

Você sabia que em São Paulo está o maior complexo de conjuntos habitacionais da América Latina? Fica na Cidade Tiradentes, distrito localizado na zona leste, onde existem aproximadamente 40 mil unidades.

A maioria dessas unidades residenciais foi erguida durante a década de 1980, por meio de colaborações entre a COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) e empresas de construção. 

Além disso, Cidade Tirandentes é um dos distritos mais populosos da capital, pois abriga 211.501 residentes, conforme o Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010. Abaixo, o Visão do Corre traz mais detalhes sobre esse pedacinho da periferia de São Paulo. 

Como surgiu a Cidade Tiradentes?

No desfecho dos anos 1970, as autoridades governamentais deram início ao processo de aquisição de um lote de terras na área, previamente chamado de Fazenda Santa Etelvina, que na época contava com plantações de eucaliptos e trechos da Mata Atlântica.

O começo das construções de prédios residenciais provocou uma mudança na paisagem, passando a ser ocupada por uma grande quantidade de famílias que aguardavam a oportunidade de conquistar uma moradia própria. 

O planejamento do bairro foi concebido como um amplo complexo periférico, seguindo o modelo de bairro dormitório, com o propósito de realocar pessoas afetadas por projetos públicos, em uma dinâmica semelhante à observada na comunidade da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. 

Bairros da Cidade Tiradente

Dentro do distrito da Cidade Tiradentes encontram-se os bairros: Fazenda do Carmo, Vila Hortência, Prestes Maia, Inácio Monteiro, Vilma Flor, Sítio Paiolzinho, Vila Yolanda, Dom Angélico, Sítio Conceição, Castro Alves, Vila Paulista, Santa Etelvina II B, Jardim Souza Ramos, Jardim Maravilha, Barro Branco, Jd. Pérola, Jd. Vitória, Jd. 3 Poderes, Santa Etelvina I A, Santa Etelvina VII A (Setor G), Santa Etelvina II A, Santa Etelvina III A, Santa Etelvina IV, Morro Disso, Gráficos.

Aniversário

A região compartilha não apenas o nome, como também a data de 21 de abril com Tiradentes, apelido de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por ter sido o líder da Inconfidência Mineira, um movimento que ocorreu entre 1789 e 1792 e tinha o objetivo de protestar contra os altos impostos no Brasil. Até hoje, não se sabe exatamente o motivo dessa "homenagem". 

Referência no funk paulistano

A Cidade Tiradentes se destacou como o ponto de partida do funk na cidade de São Paulo. A dupla Backdi e Bio G3 desempenhou um papel pioneiro com a música “Bonde da Juju”, que faz referência aos óculos Juliet, apelidados de Juju. A faixa lançada em 2008 marcou o começo do movimento conhecido como funk ostentação.

5 MCs que são relíquias do funk de Cidade Tiradentes 5 MCs que são relíquias do funk de Cidade Tiradentes

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra