PUBLICIDADE

Capão Redondo: curiosidades sobre a região da zona sul de SP

Saiba mais detalhes e curiosidades sobre a história e o desenvolvimento do bairro Capão Redondo, em São Paulo

4 ago 2023 - 05h00
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Capão Redondo tem sua origem ligada a uma pequena formação vegetal conhecida como capão
Capão Redondo tem sua origem ligada a uma pequena formação vegetal conhecida como capão
Foto: Reprodução: iStock/GideoniJunior

O Capão Redondo é uma região localizada na zona sul da cidade de São Paulo, pertencente à Subprefeitura do Campo Limpo, juntamente com os distritos do Campo Limpo e da Vila Andrade. É a área mais populosa dos três distritos, abrigando 268.729 mil habitantes conforme o Censo do IBGE de 2010, com uma densidade demográfica de 19.759 hab/km².

No início o Capão Redondo funcionava como um local de encontro frequentado pelos moradores dos bairros centrais de São Paulo, ganhando destaque como um atrativo turístico para caça e pesca devido a presença do córrego Guavirituba.

Por que o bairro se chama Capão Redondo?

O nome “Capão Redondo” tem sua origem ligada a uma pequena formação vegetal conhecida como capão, que consiste em árvores, arbustos e capim, encontrada em terrenos baixos e úmidos. O bairro recebeu esse nome devido a sua localização em uma região de terreno com formato arredondado, o que resultou na denominação “Capão Redondo”.

Violência na região

Em tempos passados, o bairro Capão Redondo era conhecido como um dos mais perigosos e violentos de São Paulo, sendo chamado de “triângulo da morte” nos anos 1990, em conjunto com os distritos do Jardim Ângela e Jardim São Luís.

Transporte público

O bairro abriga a Estação Capão Redondo da Linha-5 Lilás do Metrô de São Paulo, que foi inaugurada em 2002. Essa linha atravessa diversas áreas importantes da cidade, incluindo Santo Amaro, Brooklin e Moema, oferecendo conexões com outras linhas do metrô, como a Linha-1 Azul e a Linha-2 Verde.

Personalidades

Entre as personalidades que são referências no Capão Redondo, encontra-se Mano Brown, renomado rapper e líder do grupo Racionais MCs. O bairro tem uma forte presença em suas músicas e clipes, evidenciando o cotidiano das periferias.

Em 2022, foi lançado na Netflix, o documentário “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”, no qual o grupo fala sobre os seus protestos em forma de música, trajetória e origem.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade