Você sabe por que, quando você fica nervoso, dá vontade de ir ao banheiro?
O sintoma pode aparecer em momentos específicos e está ligado a respostas automáticas do organismo
Respiração ofegante, palpitações, boca seca e dor no peito são alguns dos sintomas físicos mais conhecidos da ansiedade. No entanto, há outro sinal muito frequente e que muita gente não associa diretamente ao estado ansioso: a vontade repentina ou frequente de ir ao banheiro.
Embora pareça estranho, essa manifestação é comum, mas pode passar despercebida ou ser confundida com outra condição em situações estressantes. Entenda mais!
Por que a vontade frequente de urinar pode ser associada a ansiedade?
A micção frequente relacionada a ansiedade - chamada de bexiga hiperativa por ansiedade - ocorre como uma forma de reação do nosso corpo a situações estressantes.
De acordo com Denise Barrozo, psicóloga da AfroSaúde, em momentos ansiosos nosso corpo entra em estado de alerta, provocando a liberação hormônios como a adrenalina e o cortisol, e podendo causar contrações involuntárias da bexiga ou aumentar sua sensibilidade. Isso pode fazer com que a pessoa sinta uma vontade intensa de urinar, mesmo quando a bexiga não está totalmente cheia.
"Em pessoas ansiosas ou com transtornos de ansiedade, essa urgência urinária tende a ser mais frequente ou intensa, pois o sistema nervoso está mais sensível a estímulos emocionais e estressores. Em pessoas sem transtornos, a sensação também pode ocorrer em situações pontuais de estresse, como antes de uma apresentação, prova, entrevista ou evento emocionalmente carregado", esclarece.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Infecção urinária: sintomas, o que causa, remédios e tratamento
Dormência e formigamento: causas e cuidados
Dor no peito: causas e quando pode ser infarto
Resfriado: sintomas, tratamento, chás e quanto tempo dura
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): sintomas e tratamentos
Dor muscular: como aliviar e remédios
Náusea e vômitos: tratamentos e causas
Prurido: o que é e como tratar a coceira na pele