Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você conhece a crioterapia? Descubra os benefícios e indicações dos famosos banhos de gelo

O que é a crioterapia e como ela funciona? Entenda os benefícios de tomar banhos gelados

19 jun 2025 - 18h05
Compartilhar
Exibir comentários

O que antes era visto apenas como uma prática de atletas, hoje tornou-se um verdadeiro fenômeno no universo do bem-estar. Dos banhos gelados às imersões em banheiras com gelo, a crioterapia ganhou espaço na rotina de quem busca mais energia, clareza mental e equilíbrio emocional.

Como os banhos gelados trazem benefícios para o corpo e a mente? Saiba mais sobre a crioterapia e suas indicações
Como os banhos gelados trazem benefícios para o corpo e a mente? Saiba mais sobre a crioterapia e suas indicações
Foto: Reprodução: Armin Rimoldi/Pexels / Bons Fluidos

Mas, afinal, o que diz a ciência sobre tomar banho gelado? Quais são os verdadeiros benefícios e quais são os cuidados necessários? Saiba mais sobre a prática que tem o poder de transformar o corpo e a mente!

5 benefícios comprovados do banho gelado

1. Melhora do humor e da saúde mental

Segundo estudos, o frio estimula a liberação de neurotransmissores, como dopamina e noradrenalina, fortalece o sistema imunológico, melhora a circulação e ainda ajuda na gestão do estresse e ansiedade.

2. Fortalece a imunidade

O contato regular com a água fria estimula a produção de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, reduzindo as chances de adoecimento.

3. Acelera a recuperação muscular

Muito utilizado no esporte, o banho gelado ajuda na diminuição de dores musculares, inflamações e acelera a recuperação após treinos ou esforços físicos intensos.

4. Melhora na circulação e saúde cardiovascular

O frio provoca a constrição dos vasos sanguíneos, seguida de uma dilatação quando o corpo retorna à temperatura normal. Isso estimula a circulação e fortalece o sistema cardiovascular.

5. Aumenta a resiliência e tolerância ao estresse

Encarar o desconforto do banho gelado fortalece não só o corpo, mas também a mente. É uma forma eficaz de treinar o cérebro a lidar com situações desafiadoras no dia a dia.

Pontos de atenção

Apesar dos seus inúmeros benefícios, os banhos gelados não são indicados para todos. É fundamental ter atenção se você tem problemas cardíacos ou pressão alta; sofre com hipotensão ou distúrbios circulatórios; possui doenças respiratórias crônicas, como asma; ou tem sensibilidade extrema ao frio. Por isso, é fundamental consultar um médico antes de iniciar a prática de crioterapia!

Como começar de forma segura?

Se você é iniciante, vá com calma. Comece alternando o banho morno com 30 segundos de água fria no final. Aos poucos, aumente o tempo de exposição e mantenha sempre a respiração controlada (inspirando pelo nariz e soltando pela boca). Lembre-se que a água pode estar entre 10°C e 15°C. Não precisa estar gelada ao extremo para ter benefícios. Pratique de duas a três vezes por semana.

Agora, se você já está experiente e deseja elevar o nível da crioterapia, tente o banho de gelo. Nele, parte do corpo (ou ele todo) é imerso em uma banheira ou recipiente com gelo. Os benefícios são os mesmos, mas a intensidade é maior. É recomendado para quem já tem alguma familiaridade com o banho gelado e busca uma recuperação física mais rápida.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade