Veja razões para sua empresa contratar alguém da Geração Z

23 mai 2024 - 17h57
(atualizado às 18h04)
Compartilhar

A Geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010), ou “gen-Z”, vem impulsionando discussões sobre o futuro do trabalho. Segundo análise da consultoria McKinsey, até 2025 essa geração será responsável por 25% da população empregada no mundo.

Na realidade brasileira, a maioria desses jovens, mais de 83,6% segundo prévia do Censo Escolar 2023, está matriculada em escolas da rede pública, e em geral, possuem baixa renda. Por consequência, são esses jovens os que mais sofrem com o desemprego (20%), de acordo com levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso se dá, porque empresas ainda priorizam contratar jovens com as melhores formações e com experiência, aumentando a exclusão das juventudes com menos acesso ou jovens periféricos.

Nesse cenário, a falta de qualificação profissional de jovens, em geral, é um dos entraves para o ingresso no mercado de trabalho. Contudo, estima-se que 74% dos jovens da geração Z buscam aprender novas habilidades e se desenvolver profissionalmente, segundo pesquisa LinkedIn. Mesmo com o empenho dessa geração em buscar qualificação, alguns estigmas estão nos próprios processos seletivos que atrapalham a inserção desse jovem no mundo do trabalho.

Nesse sentido, Kelly Lopes, superintendente do Instituto da Oportunidade Social (IOS), que já formou mais de 45 mil jovens em cursos de formação profissional e atua de diariamente com a inserção da Geração Z no mercado de trabalho, aponta os principais benefícios de contratar jovens dessa geração. 

Homework Homework
Publicidade
Seu Terra












Publicidade