PUBLICIDADE
Patrocínio Logo do patrocinador

Quando começa o verão no Brasil em 2023?

Veja quando começa e quando termina o verão e confira características sobre a estação mais quente do ano

22 nov 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Está chegando o verão e já dá pra sentir o calor no coração. Ainda que ondas de temperatura altas tenham afetado as regiões Centro Oeste e Sudeste em algumas semanas de outubro e novembro, o verão só começa mesmo em dezembro e, se você quer saber mais informações sobre esta estação, leia a matéria a seguir.

O verão 2023/2024 começará dia 22 de dezembro
O verão 2023/2024 começará dia 22 de dezembro
Foto: Oscar Gutierrez Zozulia

Quando começa e quando acaba o verão no Brasil?

O verão 2023/2024 começa oficialmente no dia 22 de dezembro e termina 20 de março de 2024.

Como vai ser o verão de 2023/2024?

Como já sabemos, esta é a estação mais quente do ano. No próximo verão, contudo, devemos ter recordes de calor segundo prognósticos de meteorologia feito por institutos como o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia).

Há, ainda, a previsão de fortes chuvas para a região Sul do país, que ganharão forças graças ao fenômeno do El Niño, especialmente em dezembro. Isto, por outro lado, ocasionará um tempo mais quente e seco no Norte e no Nordeste do país.

Quando começa cada estação do ano?

Como maior parte do Brasil está localizada em regiões que seguem o clima tropical, as estações possuem características distintas e bem marcantes. Veja:

Outono

Nesta estação, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas, já que o sol começa a nascer um pouco mais tarde do que no verão. Ocorre, dessa forma, a redução gradual do tempo de luz diária, bem como a redução gradual das temperaturas, alertando a chegada do inverno.

Em 2024, iniciará em 20 de março e acabará em 20 de junho.  

Inverno

O inverno 2024 começará no dia 20 de junho e irá até o dia 23 de setembro. Esta estação é marcada por temperaturas mais baixas, dias mais curtos e noites mais longas, além disso, o inverno no Brasil é caracterizado pelos baixos índices de umidade. Na região centro-sul do país pode haver ocorrência de nevoeiros e geadas.

Primavera

No Brasil, esta época é caracterizada como uma estação de transição entre o inverno e o verão. É também quando as chuvas se intensificam, e as temperaturas ficam mais amenas.

Diferentemente de outras regiões do planeta, a primavera brasileira não é conhecida apenas como a estação das flores, já que, por aqui, a floração das plantas varia de acordo com as distintas espécies espalhadas pelo território nacional.

Em 2024, a estação vai de 23 de setembro a 22 de dezembro.

Verão

Como dito anteriormente, esta é a estação com maiores temperaturas e índices pluviométricos do ano. É também a estação com dias mais longos e noites mais curtas, ideal para aproveitar a vida ao ar livre, não é mesmo? Preparados? Mantenham-se hidratados e bom verão!

7 frutas para consumir e ajudar a passar o calor 7 frutas para consumir e ajudar a passar o calor

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade