PUBLICIDADE
Patrocínio Logo do patrocinador

5 dicas para cuidar do cabelo no verão

No verão, os fios pedem por alguns cuidados especiais; especialistas destacam cuidados com o banho, o protetor térmico entre outros

20 nov 2023 - 13h01
(atualizado em 21/11/2023 às 09h06)
Compartilhar
Exibir comentários

No verão, a pele pede por alguns cuidados específicos, principalmente por ficar mais exposta ao sol, não é mesmo? E com o cabelo é a mesma linha de pensamento!

O cabelo precisa de cuidados especiais no verão - Shutterstock
O cabelo precisa de cuidados especiais no verão - Shutterstock
Foto: Alto Astral

Assim como a pele, o cabelo sofre com o sol mais forte, além de poder ser prejudicado pela água salgada, a areia e o cloro, para quem aproveita o momento mais quente para ir à praia ou à piscina. Isso tudo causa a desidratação dos fios, que podem ficar mais fracos e opacos.

Mas não se preocupe - o calor não precisa deixar o seu cabelo tão ressecado! Basta seguir algumas dicas e truques para passar pelo verão com um cabelo fabuloso. Veja a seguir alguns deles trazidos pela Dra. Fernanda Nichelle, médica especialista em saúde da pele e beleza, e pela Fernanda Cortez, tricologista:

Use protetor térmico (e da maneira correta)

A Dra. Fernanda Nichelle afirma que o protetor térmico é o maior aliado para quem usa secador, difusor ou chapinha frequentemente, ainda mais no verão. Afinal, nessa estação esses aparelhos podem acabar danificando o cabelo.  

"O protetor térmico não deixa o cabelo sofrer danos diretos, provocados por altas temperaturas como as que estamos vivendo no Brasil agora, que podem causar prejuízos irreversíveis na haste capilar, deixando o cabelo muito danificado e sem brilho", explica.

Porém, é preciso atenção para aplicar o protetor térmico da forma correta, viu? O produto deve ser colocado antes da exposição a qualquer tipo de fonte de calor e apenas no comprimento, não na raiz.

Cuidado com o sol

No verão, os dias de sol muito forte são frequentes, e isso pode danificar bastante os fios e especialmente o couro cabeludo, mas como evitar isso? Segundo Fernanda Cortez, os acessórios para a cabeça, como bonés ou chapéus,são uma ótima pedida nesse momento.

Evite banhos quentes

Tudo bem que no verão a maioria das pessoas já evita os banhos quentes de qualquer forma mesmo, né? Mas, se você for daquelas pessoas que curte uma água mais quente mesmo nessa temperatura, tente maneirar e apostar na temperatura mais amena. Isso porque, de acordo com Fernanda, o banho muito quente pode danificar a saúde e a aparência dos fios.

Atenção após mar ou piscina

Aproveitar o mar ou a piscina é uma das maiores vantagens do verão. Porém, é preciso cuidado nesse momento também - ou melhor, após ele. "Sempre lave o cabelo com água mineral após banho de mar ou piscina, para tirar a maior quantidade possível de química e sal presente nos fios", orienta a tricologista.

Tenha boa alimentação e hidratação

Além de todos esses cuidados mais específicos, alguns mais gerais, bons para a saúde como um todo, também são bem benéficos para o cabelo. É aí que entram medidas como uma boa alimentação e a hidratação, que fazem com que os fios não sejam afetados pelo calor e permaneçam saudáveis.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade