Um estudo inédito no Brasil traz más notícias para mais da metade dos brasileiros: 90 milhões de pessoas nunca foram ao dermatologista
Desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo Instituto Datafolha, em parceria com a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L'Oréal no Brasil, o estudo revela que 90 milhões de pessoas nunca passaram por uma consulta com um médico dermatologista.
O cuidado com a pele faz parte de sua rotina? O uso de protetor solar e a prática do skincare se popularizaram nos últimos anos, mas um estudo inédito sobre o acesso à dermatologia ainda traz más notícias para a maior parte dos brasileiros.
Desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pelo Instituto Datafolha, em parceria com a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L'Oréal no Brasil, o levantamento revelou que 90 milhões de pessoas, o que corresponde a 54% dos brasileiros com 16 anos ou mais, nunca passaram por uma consulta com um médico dermatologista.
A divulgação da pesquisa foi uma iniciativa conjunta da International League of Dermatological Societies (ILDS) e da International Society of Dermatology (ISD) para reforçar a importância de cuidar do maior órgão do corpo humano. "Esses dados mostram uma realidade preocupante: ainda falta à população a consciência de que a pele pode ser um sinal de alerta para diversas doenças, das mais simples às mais graves", afirma o presidente da SBD, Dr. Carlos Barcaui.
Ida ao médico dermatologista deve ser anual, alerta especialista
"Estar atento a qualquer mudança e procurar um dermatologista para check-up anual deve ser um hábito. Cuidar da pele vai muito além da estética, é uma questão de saúde", acrescenta Dr. Carlos.
Na população jovem, entre 16 a 24 anos, a ausência de consultas chega a 70%, enquanto entre os idosos acima de 60 anos, 46% nunca consultaram um especialista.
O estudo mostra ainda que quatro em cada dez br...
Matérias relacionadas
Notícia boa! De volta ao Brasil, Ana Paula Arósio dá resposta surpreendente sobre retorno às novelas