Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Veja algumas das pistas de pouso e decolagem mais assustadoras do mundo

O site da CNN listou alguns aeroportos com pistas que podem gerar um nervosismo, seja pela proximidade com a cidade ou por serem muito curtas

29 nov 2013 - 10h50
(atualizado em 29/11/2013 às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Algumas pessoas têm medo de viajar, enquanto outras, acostumadas a voar com frequência, encaram aterrissagens e decolagens com total naturalidade. Mas, em alguns casos, é impossível não roer as unhas ou, no mínimo, ter um pouco de nervosismo e apreensão: confira as pistas mais assustadoras do mundo, numa seleção do site da CNN.

Aeroporto de Courchevel, França

Situada no coração dos Alpes franceses, Courchevel é uma estação de esqui badalada é muito frequentada durante o inverno. A assustadora pista de seu aeroporto tem apenas 520 metros de extensão que termina numa altura de mais de 2 mil metros. Apesar do perigo, as decolagens e aterrissagens oferecem um lindo visual panorâmico sobre as montanhas nevadas em sua volta. 

Pista de Matekane, Lesoto

A pista de Matekane, no pequeno país africano do Lesoto é, definitivamente, uma das mais assustadoras do planeta. Após 400 metros de aceleração, os aviões decolam de um penhasco de 600 metros, em meio às numerosas paisagens da região.

Aeroporto Juancho E. Yrausquin, Saba, Antilhas Holandesas

Ilha das Antilhas holandesas com apenas 13 km² coberta em boa parte por montanhas, Saba tem apenas 1,2 mil habitantes que vivem em casinhas coloridas. Situada sobre uma ponta rochosa rodeada de falésias, a pista de aterrissagem do aeroporto Juancho Yrausquin  é extremamente curta deixando uma margem de erro quase inexistente. 

Aeroporto Internacional de Gibraltar, Gibraltar

Aterrissar ao lado de um imenso penhasco dificilmente oferece segurança aos pilotos e passageiros. Mas no minúsculo território de 6,2 km² de Gibraltar, não houve outro lugar para colocar o aeroporto. Para piorar, o aeroporto divide uma estrada com carros, que tem o acesso fechado a cada vez que uma aeronave decola ou aterrissa. 

Aeroporto Internacional de Barra, Escócia

Localizado na baía de Traigh Mhor, no arquipélago das Ilhas Hébridas Exteriores, o Aeroporto Internacional de Barra se destaca por ser o único no mundo a ter uma pista sobre a areia de uma praia. Além de verificar todas as condições meteorológicas necessárias em qualquer aeroporto, os pilotos também devem conferir o estado das marés antes de decolar ou pousar em Barra.

Aeroporto de Paro, Butão

Encravado entre a Índia e a China, no coração das montanhas do Himalaia, o pequeno reino do Butão recebe aviões no Aeroporto internacional da cidade de Paro. A 60 quilômetros da capital, Thimbu, o aeroporto desafia pilotos autorizados a pousar em sua pista com a dificuldade de passar em meio a picos de mais de 6 mil metros de altura. 

Aeroporto Internacional Kansai de Osaka, Japão

O Aeroporto Internacional Kansai da cidade japonesa de Osaka teve suas pistas instaladas numa ilha artificial sobre o mar. A sensação de quem aterrissa no local, conectado ao continente por uma ponte de 4 km, é a de chegar à pista de um porta-aviões, onde um pequeno erro de cálculo poderia fazer o avião terminar na água.

Aeroporto de Harstad/Narvik, Noruega

Ao chegar ao Aeroporto de Harstad/Narvik , na região de Evenes, nordeste da Noruega, os passageiros avistam belas paisagens de fiordes, lagos  e montanhas cobertas de neve. Mas, durante o inverno, as turbulências causadas pelas duras condições climáticas durante o inverno, e a sensação de estar aterrissando numa pista de gelo, acabam com qualquer chance de curtir o visual. 

<a data-cke-saved-href="http://turismo.terra.com.br/infograficos/portugal-50-dicas/iframe.htm" href="http://turismo.terra.com.br/infograficos/portugal-50-dicas/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Aeroporto de Madeira, Portugal

Prensado entre uma colina e o mar, o Aeroporto de Madeira tem uma pista extremamente curta que se estende sobre as águas para dar uma pequena margem de erro aos aviões. As frequentes turbulências sobre o Arquipélago de Madeira colaboram para fazer as aterrissagens difíceis e assustadoras. 

Aeroporto de Malé, Maldivas

Para chegar ao paradisíaco arquipélago das Maldivas, os passageiros passam por um pequeno momento de susto. O aeroporto da capital, Malé, tem uma pista estreita e que acaba a poucos metros do mar. Na aterrissagem, os passageiros vivem a sensação de estar parando sobre a água.

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade