PUBLICIDADE

vc repórter: animais exóticos encantam público em aquário de SP

3 out 2012 - 18h06
(atualizado em 4/10/2012 às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Águas-vivas, pinguins, jacarés - que convivem em perfeita harmonia com tartarugas marinhas - e muito mais espécies exóticas de animais são as grandes atrações do Aquário de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O local tem encantado os turistas desde 1996 e é um dos mais procurados por quem visita as belas praias da região. 

O Aquário de Ubatuba possui cerca de 150 espécies de animais
O Aquário de Ubatuba possui cerca de 150 espécies de animais
Foto: Aquário de Ubatuba / Divulgação

São 26 tanques, de águas doce e salgada, com cerca de 150 espécies de animais, entre piranhas, moréias, tubarões, raias, jacarés entre outros. O visitante pode também participar da alimentação dos pinguins no ‘Pinguinário’, que abriga os Pinguins-de-Magalhães resgatados nas praias da região, ver as fêmeas de tubarão Mangona, o Tubarão-lixa, e as raias-ticonha no ‘Tanque Oceânico’, além de tocar em animais marinhos como estrelas, raias, ouriços e lagostas no ‘Tanque de Contato’. No auditório, palestras e documentários são apresentados nas altas temporadas. 

Águas-vivas

Único no Brasil, o tanque de águas-vivas instalado no Aquário em 2011 foi projetado especialmente para as espécies que existem no litoral brasileiro. Com 1.500 litros de água, o tanque abriga seis animais.

De acordo com a diretoria do aquário, tanques do gênero são raros devido a fatores como a estrutura, que deve ser especialmente desenvolvida atentando para a locomoção dos animais e para a circulação de água, a mão de obra do tratador, que deve ser especializada e, ainda, a alimentação, já que as medusas só comem animais vivos.

Ainda segundo a diretoria, um novo aquário para abrigar outras espécies de águas-vivas está sendo projetado para o próximo verão, já que, devido aos diferentes tamanhos dos animais, não é possível misturar as espécies em um mesmo tanque.

O Aquário de Ubatuba foi fundado em 1996 por um grupo de oceanógrafos com o objetivo de preservar os ambientes costeiros e marinhos por meio da educação ambiental e da pesquisa aplicada.

Serviço

O Aquário de Ubatuba está localizado a beira-mar na praia do Itaguá, na rua Guarani, 859, e abre todos os dias, sendo das 10h às 20h de domingo à quinta-feira e das 10h às 22h em sextas-feiras, sábados e feriados. O preço dos ingressos é de R$ 16 para adultos, R$ 8 para estudantes com carteirinha e para idosos acima de 60 anos e grátis para crianças até 5 anos.

O internauta Hugo Gallo, de Ubatuba (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade