0

São Paulo

Cultura e culinária japonesas marcaram São Paulo

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Os restaurantes japoneses de São Paulo são um dos grandes legados deixados pelos milhares de imigrantes orientais que chegaram ao Brasil no século 20
Os restaurantes japoneses de São Paulo são um dos grandes legados deixados pelos milhares de imigrantes orientais que chegaram ao Brasil no século 20
Foto: Shutterstock

Com 1,5 milhão de japoneses e descendentes, o Brasil é o país com a maior população de origem nipônica fora da nação asiática. Destes, cerca de 1 milhão estão no estado de São Paulo, o que faz com que a capital paulista seja profundamente marcada pela cultura oriental.

Os primeiros imigrantes vieram para o país no início do século passado, quando o Japão passava por uma crise em virtude da transição do regime feudal para a modernidade. O Brasil, por outro lado, necessitava de mão de obra, especialmente após a Itália proibir a imigração subsidiada de seus cidadãos.

Assim, em 1908, desembarcavam no país as primeiras 165 famílias de japoneses. Este número só cresceu com o passar dos anos. Para se ter uma ideia, em 1940 ele já chegava a 179 mil pessoas, 75% deles concentrados em São Paulo.

O principal foco desta cultura na capital paulista é o bairro da Liberdade. Lá, é possível encontrar desde as tradicionais luzes dos bairros orientais, até pórticos vermelhos de templos xintoístas, serviços de massagem e mercadinhos que vendem toda sorte de produtos feitos do outro lado do globo. Além disso, o bairro conta com uma tradicional feira realizada todos os sábados e domingos.

Outra marca da imigração japonesa está nos diversos tipos de frutas e vegetais trazidos por eles que foram incorporadas em nosso cardápio, como a maçã Fuji, a mexerica poncã e o morango, assim como as artes marciais que eles disseminaram pelo país, como judô, caratê e jiu-jítsu.

No entanto, o principal legado japonês em São Paulo está nos inúmeros restaurantes do gênero espalhados pela cidade. Entre os destaques estão o Jun Sakamoto, comandado pelo badalado chef que dá nome ao estabelecimento. Em seu menu destacam-se niguirizushis de atum gordo, cavalinha e lula polvilhada, entre outros. A casa fica na Rua Lisboa, 55, Cerqueira César, e o telefone é o (11) 3088-6019.

Outro destaque gastronômico é o Kinoshita, comandando pelo carismático chef Tsuyoshi Murakami. O restaurante japonês de alta classe se destaca não apenas pelos elaborados sushis, mas também por deliciosas sobremesas como o choco moti, um bolinho de arroz recheado com chocolate. A casa fica na Rua Jacques Félix, 405, Vila Nova Conceição. O telefone é o (11) 3849-6940.

Veja também:

Lua nova em Áries: Um grande e novo ciclo começa!
Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade