PUBLICIDADE

Bogotá

Bairro histórico de Bogotá tem famoso mercado de pulgas

ver comentários
Publicidade
Construções modernas e antigas convivem harmoniosamente nas ruas de Usaquén
Construções modernas e antigas convivem harmoniosamente nas ruas de Usaquén
Foto: Jairo Benavides/Creative Commons

Povoado indígena, município independente, cidade fantasma, campo de batalha e sede de um famoso mercado de pulgas. Essas são apenas algumas das fases pelas quais passou o bairro de Usaquén, localizado ao norte de Bogotá. E essa história tão rica pode ser conferida visitando as ruas da região.

Originalmente, a área era um vila dos chibchas – povo nativo que habitava a região de Bogotá antes da chegada dos colonizadores europeus –, que foi reconhecida como povoado indígena pelos conquistadores espanhóis em 1539. Durante todo o período colonial, as estradas que levavam a Usaquén eram muito ruins, o que manteve por muito tempo a região isolada do resto do país. Para completar, a baixa qualidade dos seus produtos agrícolas e a extensão de suas zonas alagadas fez com que o espaço fosse abandonado por ordem de um decreto real espanhol de 1777.

Assim, no início do século 19, apenas cerca de cem casas permaneciam habitadas na área. Aos poucos, elas foram se reorganizando em grandes fazendas, e cada uma delas deu origem a um bairro após a formação da cidade de Usaquén, em 1852.

Apenas oito anos depois, o município foi palco de uma das principais batalhas da guerra civil iniciada pelo levante dos liberais comandados por Tomás Cipriano de Mosquera contra o governo conservador de Mariano Ospina Rodríguez. Mosquera saiu vitorioso do confronto e tomou o poder do país.

Bogotá: o brilho da capital colombiana vai além da cultura do café:

No entanto, a cidade só começaria a crescer de fato com a construção da estrada que a liga a Bogotá, em 1905. Com o desenvolvimento, Usaquén acabou sendo incorporada à capital em 1954, e hoje suas ruas e fachadas representam um dos mais ricos patrimônios coloniais da Colômbia.

Para completar esta rica história, em 1991 nasceu o mercado de pulgas do bairro, que todos os domingos atrai milhares de visitantes à região oferecendo artesanato, antiguidades, gastronomia e atrações culturais ao vivo. Usaquén ainda reúne ótimos restaurantes de todos os estilos, desde comida típica colombiana até cevicherias, pizzarias e restaurantes mexicanos e japoneses, entre outros.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade