PUBLICIDADE

'Saudosa Maloca' ganha trailer com cenas gravadas na Vila Itororó

O longa Paulo Miklos como Adoniran Barbosa [...]

22 fev 2024 - 04h04
Compartilhar
Exibir comentários

"Dá licença de contar, que aqui onde agora está esse adifício arto era uma casa velha".

Os versos de uma das músicas mais famosas de Adoniran Barbosa virou filme, acaba de ganhar trailer e chega aos cinemas, no próximo dia 21 de março (quinta-feira).

Dirigido por Paulo Serrano e com Paulo Miklos no papel principal, 'Saudosa Maloca' combina drama e fantasia, e traz Adoniran com os amigos Matogrosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado).

Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

O longa traz as lembranças do compositor e cantor João Rubinato, já com 72 anos, narrando ao garçom de um bar histórias de uma São Paulo que não existe mais, lembrando com carinho dos amigos Matogrosso e Joca, ambos apaixonados por Iracema (Leilah Moreno). 

Enquanto a moça dá duro como balconista, os dois fazem de tudo para fugir do batente e "viver forgadamente". Assim, com a ajuda do samba, o trio sobrevive à pobreza e à fome, mas têm seu modo de vida ameaçado quando o bairro do Bixiga começa a ser engolido pelo "pogréssio". 

Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

Em nota enviada ao Viagem em Pauta, o diretor Pedro Serrano conta que o filme é "uma história brasileira, mas essencialmente paulista. É um tributo à obra de um dos maiores sambistas de São Paulo e também uma reflexão sobre questões sociais importantes da cidade".

Com cenas gravadas no Centro de São Paulo, o filme tem como destaque a histórica Vila Itororó, conjunto de casas de aluguel erguidas com materiais de demolições, a partir da década de 1920.

Localizado na Bela Vista, às margens da avenida 23 de Maio, o local é conhecido pelo palacete na entrada do terreno com colunas, terraço, fontes e esculturas, algumas delas provenientes do Teatro São José. Nas palavras de um amigo do proprietário Francisco de Castro, aquela era uma "residência singular e pitoresca" que emergia "do interior do desfiladeiro".

Atualmente, a Vila Itororó é um centro cultural da da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e tem programação variada, como oficinas e shows.

VEJA TRAILER

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade