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Ponte Rio-Niterói completa 50 anos: veja curiosidades

A ponte foi aberta em 1974, como a 2ª maior do mundo [...]

4 mar 2024 - 08h55
(atualizado às 10h43)
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A ideia é do tempo do Império, mas foi só durante a ditadura militar brasileira que saiu do papel o projeto de diminuir a distância entre o Rio de Janeiro e Niterói.

Mais conhecida como Rio-Niterói, a Ponte Presidente Costa e Silva foi aberta, oficialmente, no dia 4 de março de 1974, na época, a segunda maior do mundo.

Essa gigante cravada na rocha do fundo da Baía de Guanabara é a principal e mais rápida via de ligação entre a capital fluminense, a Região dos Lagos e o litoral norte do estado, por onde passam 150 mil veículos, diariamente, nos dois sentidos.

Foto: Ecorodovias/Reprodução / Viagem em Pauta

Até a Rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo, Príncipe Philip, vieram ver o que seria aquela monumentalidade sobre as águas da Guanabara. A construção, que começou em janeiro de 1969, foi precedida de uma cerimônia de inauguração que anunciava seu início, programado, inicialmente, para 9 de novembro do ano anterior.

Naquela mesma viagem de 11 dias, a única visita da monarca ao Brasil, o casal marcou presença também na inauguração da nova sede do MASP (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista, um dia antes do evento na Guanabara.

Outras curiosidades da Ponte Rio-Niterói

Administrada pela Ecoponte, desde 2015, essa concessionária do Grupo EcoRodovias informa que, só em 2022, a construção viu passar 54 milhões de veículos sobre seus 13,29 km de extensão. Desse total, 8,83 km estão, de fato, sobre a água, considerado o trecho mais complexo de toda a obra.

Só no último Carnaval, a Ecoponte estimou a passagem de quase dois milhões de veículos, entre os dias 7 e 19 de fevereiro.

Embora já não esteja entre as maiores do mundo, título conquistado por obras chinesas como a de Danyang-Kunshan (164 km) e a Hong-Kong-Zhuhai-Macau (55 km), a Rio-Niterói é a maior ponte do Hemisfério Sul.

A ponte abriga também o maior vão em viga reta contínua do mundo, com 300 metros de comprimento e 72 de altura, totalizando 1.152 vigas.

Construção da Ponte, em 1971
Construção da Ponte, em 1971
Foto: Arquivo Nacional/Domínio Público / Viagem em Pauta

Ainda assim, sua estrutura protendida (técnica de comprimento dos elementos estruturais, como vigas, para diminuir os esforços de tração na estrutura e aumentar a resistência do concreto), a via tem a mais importante estrutura do gênero, nas Américas, com mais de 2.150 quilômetros de cabos em seu interior.

Se cruzar a Guanabara de carros em barcaças demorava duas horas, atualmente, a travessia leva 13 minutos (sem considerar possíveis engarrafamentos, acidentes ou até animais na pista) e custa R$ 3,10 (motocicleta), R$ 6,20 (automóvel e caminhonete) e R$ 12,40 (automóvel com reboque).

Dos 150 mil veículos diários, a ponte recebe 12 mil motocicletas, o equivalente a 8% do tráfego na via.

No entanto, nem só com títulos se conta a história desse marco da engenharia nacional.

Embora se contabilizem 33 operários mortos durante a obra, muitos deles enterrados no concreto dos pilares, acredita-se que cerca de 400 óbitos teriam ocorrido durante a construção da ponte.

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Ponte Rio-Niterói completa 50 anos: veja curiosidades
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Foto: Viagem em Pauta
* fonte: Ecoponte
Viagem em Pauta
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