Prêmio elege os arranha-céus mais bonitos do ano; conheça

Lista da CNN mostra os escolhidos do Emporius Skycraper Award, selecionados por um grupo de arquitetos internacionais

4 out 2013
07h42
atualizado às 07h42
  • separator
  • comentários

Especializada em imóveis e construções, a empresa alemã Emporius prepara, ano após ano, um ranking com os novos arranha-céus mais bonitos do mundo. Confira nesta reportagem da CNN os escolhidos do Emporius Skycraper Award, selecionados por um grupo de arquitetos internacionais:

1. Absolute World Towers , Canadá
Apelidado de “Marilyn Monroe” por conta de suas curvas, o complexo Absolute World Towers tem duas torres de 50 e 56 andares que dominam o panorama da cidade de Mississagua, na região metropolitana de Toronto. Inauguradas em 2012, as torres têm uma arquitetura futurista e totalmente única, atingindo 179 metros para o maior dos dois prédios.

2. Torres Al Bahar , Emirados Árabes Unidos
Situadas em Abu Dhabi, as Torres Al Bahar contam com uma fachada translúcida que usa painéis fotovoltaicos para gerar energia para o prédio. A arquitetura também permite reduzir a temperatura interna, economizando no uso de ar condicionado numa região muito calorosa e fazendo deste moderno arranha-céu um exemplo de desenvolvimento sustentável.

3. Burj Qatar, Qatar
Inspirado na Torre Agbar de Barcelona, também projetada pelo arquiteto Jean Nouvel, o arranha-céu Burj Qatar tem seu topo coroado por um domo que é, na verdade, um para-raios.  Com 238 metros e 46 andares, o prédio se transformou num dos mais belos de Qatar.

4. The Bow, Canadá
Com 236 metros de altura, o arranha-céu The Bow é o terceiro maior de todo o Canadá. Situado na cidade de Calgary, a poucos passos do rio Bow, que lhe rendeu o nome, o edifício tem um uso inovador de aço e vidro, fazendo dele 30% mais leve do que outros arranha-céus do mesmo tamanho.

<p>House on Mosfilmovskaya 1, na Rússia</p>
House on Mosfilmovskaya 1, na Rússia
Foto: Wikicommons
5. House on Mosfilmovskaya 1, Rússia
As colunas expostas de concreto chamam a atenção dos passantes, assim como o átrio que une o House on Mosfilmovskaya 1 à torre vizinha. Com 213 metros, o edifício é um dos maiores e mais extravagantes da Rússia.

6. Pearl River Tower, China
Usando energia eólica e solar para alimentar boa parte de suas necessidades, o Pearl River Tower é um dos arranha-céus mais eficientes do mundo no uso de energia. Com 310 metros de altura, o prédio ocupa um lugar privilegiado no panorama da cidade chinesa de Guangzhou.

7. Varyap Meridian, Turquia
O Varyap Meridien é um complexo de 1.500 apartamentos, hotel cinco estrelas, escritórios e centro de conferências no bairro de Atasehir, em Istambul. As cores da fachada vão de marrom terracota na base até azul no topo, simbolizando a mudança da terra ao céu.

8. UniCredit Tower, Itália
Sede de um importante banco, a UniCredit Tower é o maior arranha-céu da Itália, com 218 metros. A iluminação colorida da fachada ajuda o prédio a ser visto a mais de 10 km de distância sobre as construções baixas de Milão.

9. Dumankaya  IKON, Turquia
O arranha-céu Dumankaya IKON consiste em três torres elípticas futuristas interconectadas umas às outras. O moderno complexo abriga mais de 1 mil apartamentos, além de escritórios e um shopping-center no térreo.

10. Renaissance Barcelona Fira Hotel, Espanha
O Renaissance Barcelona Fira Hotel tem uma linda fachada branca com janelas em forma de folhas de coqueiro. No interior do luxuoso hotel, um jardim vertical retoma a temática natural com mais de 300 palmeiras.

11. Zhengzhou Greenland Plaza, China
Maior prédio da cidade de Zhengzhou, no centro da China, o Zhengzhou Greenland Plaza combina escritórios com um hotel de luxo com 435 quartos. A fachada de alumínio fornece proteção do sol, permitindo ao mesmo tempo a entrada de luz natural e a economia de energia elétrica. 

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
  • separator
  • comentários
publicidade