Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lonely Planet: veja as 10 óperas mais bonitas do mundo

Compartilhar

Teatros, casas de ópera e anfiteatros não somente unem beleza com o papel de importantes centros culturais. Muitos também se tornaram cartões-postais de cidades importantes. A Lonely Planet inclui em seu livro com mil vistas deslumbrantes pelo mundo algumas casas de ópera: belos monumentos arquitetônicos dedicados à música e que viraram ícones importantes.

Teatro Amazonas, Manaus, Brasil

Manaus, capital do Amazonas, viveu seus anos dourados durante o ciclo da borracha, no final do século 19. Foi nesta época , mais precisamente entre 1884 e 1896, quando foi construído o Teatro Amazonas, pérola arquitetônica que serve como testemunha da riqueza da cidade naqueles anos. Artistas, arquitetos e escultores, assim como diversos materiais, foram trazidos da Europa para criar essa obra coroada por uma cúpula coberta de azulejos e com decoração suntuosa e elegante.

Palais Garnier, Paris, França

O Palais Garnier, também conhecido como Ópera Garnier, foi projetado em 1860 para mostrar o esplendor da França de Napoleão Bonaparte. O resultado é um dos monumentos mais imponentes erguidos em Paris no século 19, época de uma grande renovação urbana na capital francesa. O tamanho e as linhas do edifício, combinados com a beleza e a sofisticação dos detalhes, com lustres, esculturas e pinturas, fazem do Palais Garnier uma das casas de ópera mais bonitas do mundo.

Teatro alla Scala, Milão, França

O Teatro alla Scala é mundialmente conhecido como a Scala de Milão, e representa de maneira única a elegância da cidade. Inaugurada em 1778, o local recebeu em seu palco os maiores nomes da história da ópera. Sua fachada clássica é a entrada para interiores suntuosos, com uma sala com seis andares de camarotes cujos ingressos são reservados com meses de antecedência. Para os que não têm a possibilidade de assistir a uma apresentação, uma visita guiada já vale a pena.

Ópera de Sydney, Sydney, Austrália

Inaugurada em 1973 com um design totalmente inovador, a Ópera de Sydney tornou-se uma das construções mais famosas do século 20, e um cartão-postal imprescindível da maior cidade da Austrália. Com cinco teatros, cinco estúdios, quatro restaurantes e seis bares, o local é ponto de passagem obrigatória para os turistas, que podem assistir a alguma das mais de 40 apresentações semanais.

Staatsoper, Viena, Áustria

Em uma cidade considerada a capital mundial da ópera e da música clássica, a Staastoper cumpre a função de principal centro cultural desde 1869. Na época, a arquitetura neorrenascentista da Staastoper foi criticada, mas, apesar do recebimento frio, desde seu primeiro concerto, uma representação de Don Giovanni de Mozart, a casa recebeu algumas das melhores apresentações da história.

Operahuset, Oslo, Noruega

Os escandinavos são conhecidos por seus prédios modernos com design impecável e futurista. A Operahuset, Ópera de Oslo, foi inaugurada em 2008, com estrutura inspirada na imagem de dois icebergs em colisão. O lugar é extremamente luminoso e o auditório principal, com lugar para mais de 1.300 pessoas, tem seu palco a 16 metros abaixo do nível do mar, sob as águas do Fiorde de Oslo. Inclusive, é em frente fiorde que está situada a Operahuset, o que torna a vista ainda mais deslumbrante.

Arena di Verona, Verona, Itália

Verona, cidade de Romeu e Julieta, é também uma das mais antigas da Itália, com uma história que remonta ao século 1, durante o Império Romano. Um anfiteatro de mármore com capacidade para 30 mil pessoas construído na mesma época é conhecido como a Arena di Verona, e funciona o ano todo como palco de óperas e concertos de música clássica. A acústica é excelente, e a Arena ganha ainda mais prestígio durante o Festival de Verona, com apresentações de ópera entre junho e setembro.

Teatro Colón, Buenos Aires, Argentina

Situado no coração de Buenos Aires, a poucos passos da grande avenida 9 de Julho, o Teatro Colón é um dos principais orgulhos da capital argentina. Inaugurado em 1908, o Colón é considerado uma das mais importantes casas de ópera do mundo, por sua acústica, seu tamanho e sua beleza. O Teatro Colón, que tem lugar para 2.500 espectadores, passou por um processo de restauração entre 2006 e 2010, recuperando seu brilho e mantendo a acústica original.

Magyar Allami Operaház, Budapeste, Hungria

A Ópera Nacional da Hungria, Magyar Allami Hoperaház (em húngaro), é uma das construções mais bonitas de Budapeste. Situada perto do rio Danúbio, no setor de Pest, a casa de ópera foi inaugurada em 1884 e seu interior é surpreendentemente elegante. Além de seus concertos com uma acústica impecável e apresentações da Filarmônica de Budapeste, a Magyar Allami Operaház é conhecida por seus prestigiosos bailes de gala, grandes eventos sociais da cidade.

Festspielhaus, Bayreuth, Alemanha

Concebido pelo maestro e compositor de ópera alemão do século 19, Richard Wagner, o Festspielhaus foi inaugurado em 1876 e tem uma das melhores acústicas do país. O teatro, sede do festival de Bayreuth, no norte da Baviera, é usado principalmente para apresentações de obras de Wagner, e é a meca dos admiradores do compositor. O Festival, realizado durante o verão europeu, é sempre um sucesso total e seus 60 mil ingressos se esgotam rapidamente.

<b>Palais Garnier, Paris, França</b><br>
O Palais Garnier, também conhecido como Ópera Garnier, foi projetado em 1860 para mostrar o esplendor da França de Napoleão Bonaparte. O resultado é um dos monumentos mais imponentes erguidos em Paris no século 19, época de uma grande renovação urbana na capital francesa
Palais Garnier, Paris, França O Palais Garnier, também conhecido como Ópera Garnier, foi projetado em 1860 para mostrar o esplendor da França de Napoleão Bonaparte. O resultado é um dos monumentos mais imponentes erguidos em Paris no século 19, época de uma grande renovação urbana na capital francesa
Foto: Paris Tourist Office/Claire Pignol / Divulgação
Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra