Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Festa Nacional francesa relembra fim do absolutismo na Praça da Bastilha

15 jul 2009 - 18h40
(atualizado em 15/7/2009 às 10h08)
Compartilhar

Rodeada por comércio e restaurantes, a Praça da Bastilha de hoje tem até sua própria estação de metrô. Com uma imponente coluna de 46 metros de altura situada no centro, a atual praça é bem diferente daquela de 14 de julho de 1789, quando ela foi tomada por centenas de pessoas que colocaram abaixo a obscura fortaleza da Bastilha - prisão-símbolo da arbitrariedade e tirania da monarquia absoluta francesa.

» Veja fotos da

Praça da Bastilha

» Dez motivos para se louvar a França todos os dias

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Chat: tecle sobre a notícia

No 14 de julho do ano seguinte, 1790, uma grande festa foi realizada para comemorar a queda do absolutismo e o primeiro aniversário da tomada da prisão. A Festa Nacional Francesa, realizada anualmente desde 1880, lembra a festa de 1790, e não o dia sangrento do ano anterior.

A data traz à tona outras curiosidades: a coluna a Bastilha exibe ainda hoje é uma homenagem à Revolução de 1830 (evento que depôs Carlos X, rei que sucedeu Napoleão, muito depois da destruição da fortaleza), que também ocorreu em julho - por isso o monumento se chama "Coluna de Julho".

No alto da coluna, resplandece o bronze dourado do "Gênio da Liberdade". Trata-se de uma escultura realizada por August Dumont e que representa um anjo alado. Ele fica apoiado no topo do obelisco pela ponta de apenas um dos pés, ergue a mão direita segurando uma tocha e afasta a mão esquerda na qual porta uma corrente partida.

A fundação da coluna guarda uma galeria subterrânea usada como tumba para os 504 mortos da Revolução de 1830 (seus nomes estão inscritos na parte de bronze da coluna). A cripta pode ser vista durante um passeio de barco pelo canal de Saint-Martin que passa justamente por baixo da Bastilha. Pode-se embarcar em frente ao número 50 da Praça da Bastilha, no Port de L'Arsenal (Ingressos custam 14 euros para adultos e 8 euros para crianças. Mais informações em: www.canauxrama.com/embarcaderes.htm).

Ainda na Praça, outra opção para os turistas é conferir a programação e também visitar o prédio da Ópera Nacional de Paris, que disponibiliza informações sobre horários e ingressos no site www.operadeparis.fr

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra