PUBLICIDADE

De Hitler a Mussolini: veja as casas dos grandes tiranos da humanidade

Compartilhar
Exibir comentários

Roteiros turísticos são ótimas oportunidades de viajar pelo tempo conhecendo registros de épocas que mudaram a história. Ao redor do mundo, é possível encontrar lugares que receberam figuras que deixaram marcas tristes nos livros antigos. Veja esta lista do site CNN com as residências em que viveram alguns dos maiores tiranos do planeta, como Hitler, Mussolini e Stalin.

1) Adolf HitlerNinho da Águia, Alemanha

Situado no coração dos Alpes Bávaros, o chalé conhecido como Ninho da Águia era usado por Adolf Hitler para receber mandatários mundiais. Hoje, o local pode ser conhecido através de um elevador de 124 metros, e abriga um restaurante e um centro de informações.

2) StalinDacha de Stalin, Rússia

O ditador Joseph Stalin passava os poucos dias ensolarados da Rússia (na época União Soviética) em sua residência de verão de Sochi, perto do Mar Negro. A casa que funciona hoje como um museu foi construída inteiramente em madeira de palmeiras da Califórnia, e preserva até hoje alguns detalhes intocados, como o escritório de Stalin.

3) Mussolini - Villa Torlonia, Itália

Situada no coração de Roma, a Villa Torlonia foi a residência de Benito Mussolini, ditador italiano, entre 1925 e 1943. Mussolini instalou nesta mansão néo-clássica um cinema e uma quadra de tênis. Atualmente, a vila pode ser visitada e mostra a extravagância da decoração, além de um centro de documentação localizado no porão com registros do local durante a época do “Duce”, como era conhecido Mussolini.

4) Francisco FrancoPalácio Real del Pardo, Espanha

Francisco Franco, ditador que comandou a Espanha durante muitos anos, tinha o Palácio Real del Pardo, em Madri, como sua residência oficial. Situado sobre uma colina, o Palácio é usado atualmente para receber autoridades, mas pode ser conhecido pelos turistas em uma visita guiada quando ninguém se hospeda no local.

<p>Castelo de Fontainebleau, na França, abrigou Napoleão Bonaparte</p>
Castelo de Fontainebleau, na França, abrigou Napoleão Bonaparte
Foto: Jean Pierre Dalbèra / Flickr

5) Napoleão - Castelo de Fontainebleau, França 

Napoleão Bonaparte aterrorizou a Europa durante o começo do século 19. Afastado dos ideais monárquicos, Napoleão ficou longe do Palácio de Versalhes e escolheu como sua residência o Castelo de Fontainebleau, a 55 quilômetros de Paris. Na época de Bonaparte, o castelo podia receber até mil pessoas ao mesmo tempo. Atualmente, além de sua bela arquitetura, o Chateau de Fontainebleau preserva a decoração de quando Napoleão Bonaparte habitava ali.

6) Josip Tito - Bunker D-0ARK, Bósnia 

Por muitos anos, poucos souberam da existência do Bunker D-0 ARK. Situado na Bósnia, o lugar  foi projetado para proteger o ditador Josip Tito e sua família, em uma rede subterrânea de bairros residenciais, salas de reuniões, centros de controle e até um refúgio nuclear para Tito. Hoje, o local é usado como centro artístico durante o verão e tem instalações coloridas em seus diferentes corredores.

7) Zog - St. Katharine’s Parmoor, Inglaterra

Depois de ser expulso da Albânia em 1939, o autocrático rei albanês Zog se instalou no hotel Ritz de Londres antes de se mudar para a casa Parmoor em Buckinghamshire por cerca de cinco anos. A antiga casa rural foi transformada em retiro religioso e é alugada tanto para grupos quanto para hóspedes que se hospedam em quartos individuais.

8) Adolf Hitler - Toca do Lobo, Polônia 

Construída longe da civilização, no coração das florestas do nordeste da Polônia, a Toca do Lobo foi um importante Quartel-Geral dos Nazistas na região. Hitler passou cerca de três anos morando no local, que oferece hoje um hotel com atividades que incluem tiro ao alvo e passeios em veículos militares.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade