Brasil está entre os 10 melhores lugares para avistar baleias; veja lista

6 jan 2014
16h13
atualizado às 16h14
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O encontro com baleias é uma das experiências mais inesquecíveis que a natureza pode proporcionar.  Estes imensos mamíferos marinhos, muitos deles migratórios, oferecem um espetáculo incrível para quem consegue se aproximar, com movimentos de uma surpreendente delicadeza para seu grande porte. Confira uma seleção dos melhores lugares para avistar baleias, com presença do Brasil na lista.

1) Alasca, Estados Unidos
Estado remoto dos Estados Unidos, o Alasca se destaca pela sua incrível natureza e, entre os diferentes animais que podem ser avistados no litoral, encontram-se as mais de 20 mil baleias-cinzentas que migram para o local a cada ano. As baleias aparecem durante a primavera do hemisfério norte, a partir do mês de março, e ficam durante todo o verão, até o mês de setembro. Dentro do Parque Nacional de Glacier Bay, Point Adolphus é um dos melhores lugares da região para avistar as baleias em grande quantidade.

2) Península de Valdés, Argentina
A Patagônia argentina é uma das regiões mais selvagens do planeta, com paisagens que vão desde os lagos cristalinos e picos nevados da cordilheira dos Andes até as paisagens desérticas do Atlântico, com principal destaque para a Península de Valdés. Importante reserva natural de 4 mil km², a  Península  tem a presença de animais como leões-marinhos, raposas, pinguins, e abundantes baleias-jubarte, que podem ser avistadas facilmente em passeios de barco entre junho e dezembro.

Abrolhos, na Bahia, reúne turistas que querem ver de perto as baleias
Abrolhos, na Bahia, reúne turistas que querem ver de perto as baleias
Foto: Turismo Bahia
3) Abrolhos, Brasil
O clima ensolarado da Bahia não atrai somente os turistas que se bronzeiam em suas praias abundantes. Ano após ano, centenas de baleias jubarte chegam do sul para acasalar nas águas mornas e calmas do litoral baiano, especialmente no trecho sul do estado, na região conhecida como “Costa das Baleias”, que abarca o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, ideal para avistar os majestosos animais entre os meses de julho e novembro.

4) Rota das Baleias, África do Sul
A “Rota das Baleias” da África do Sul começa perto da Cidade do Cabo e se estende por cerca de 2 mil quilômetros até a cidade de Durban. Ali, ano após ano, mais de 30 espécies de baleias, especialmente baleias-francas-austrais, migram entre os meses de junho e novembro e podem ser encontradas facilmente perto do litoral. Um dos melhores pontos de partida para ver os imponentes mamíferos marinhos é a cidade de Hermanus, no oeste da Cidade do Cabo, de onde saem numerosas excursões.

5) Ilha de Vancouver, Canadá
Grande ilha situada na costa oeste do Canadá, frente à cidade de Vancouver, a Ilha de Vancouver oferece mais de 30 mil km² de natureza abundante, com um litoral selvagem e diversos parques nacionais. Entre os principais destaques da ilha, encontra-se a passagem da migração anual de mais de 20 mil baleias-cinzentas que chegam da Califórnia e ficam entre março e outubro, além da presença constante de orcas, as famosas “baleias-assassinas”.

6) Havaí, Estados Unidos
A beleza do arquipélago havaiano reserva muitas surpresas aos seus visitantes, especialmente quando o assunto é natureza. E um dos principais destaques fica por conta da migração de baleias-jubarte, que vai de dezembro até abril, quando os animais visitam a região para procriar. As principais ilhas, como Maui e Kauai, oferecem diversas excursões de barco para encontrar grupos dos imponentes animais.

7) Kaikoura, Nova Zelândia
Situada a  duas horas da cidade de Christchurch, no litoral leste da ilha sul da Nova-Zelândia, a cidade de Kaikoura é uma verdadeira meca para quem quer avistar baleias. Ao longo do ano, a facilidade para ficar cara a cara com baleias-jubarte, orcas, baleias-piloto e cachalotes impressiona os visitantes.

8) Ilhas Lofoten, Noruega
O extenso litoral da Noruega é um dos melhores do planeta para avistar orcas e cachalotes, especialmente no belo arquipélago das ilhas Lofoten. Situadas no norte do Círculo Polar Ártico, as ilhas estão rodeadas de águas ricas em nutrientes que atraem os cetáceos. Além da oportunidade de avistar os animais em excursões de barco a poucos quilômetros do litoral, o período das baleias, que vai de outubro a janeiro, também permite curtir o incrível fenômeno das auroras boreais.

9) Baía de Samaná, República Dominicana
A República Dominicana é o melhor destino caribenho para avistar baleias. Principalmente na bela Baía de Samaná, onde a cada ano se reúne uma importante colônia de baleias-jubarte. Situado a cerca de 150 quilômetros do litoral norte do país, o santuário marinho recebe até 5 mil dos animais entre começo de janeiro e final de março, permitindo o encontro em excursões turísticas.

10) Baía de Monterey, Estados Unidos
O extenso litoral da Califórnia oferece diversos pontos para quem procura encontrar baleias. Um dos lugares mais indicados é a Baía de Monterey, no centro da costa, onde aparecem com frequência baleias-jubarte, baleias-cinzentas e orcas ao longo de todo o ano. 

Veja também:

Será que Camila Queiroz mudou o visual mesmo?
Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade