Abaixo do nível do mar e pista de gelo: veja recordes de aeroportos

13 dez 2013
09h10
atualizado às 09h15
  • separator
  • 0
  • comentários

Aeroportos nos trazem muitas lembranças de partidas, chegadas e viagens inesquecíveis. Espalhados pelo mundo, eles são muito importantes para facilitar o acesso de grandes pontos de tráfego de passageiros ou áreas remotas. Confira uma série de recordes ligados a aeroportos, numa seleção do site Telegraph.

Aeroporto mais alto
Inaugurado em setembro de 2013,  o aeroporto de Daocheng Yading, no Tibet, se transformou no aeroporto civil mais alto do mundo. Localizado a 4.411 metros acima do nível do mar, no coração do Himalaia, o aeroporto promete facilitar o turismo na região. 

Aeroporto mais baixo
Próximo ao Mar Morto, em Israel, o aeroporto de Bar Yehuda é o mais baixo do mundo, situado a 378 metros abaixo do nível do mar. 

Aeroportos domésticos mais próximos
Localizados em ilhas vizinhas no arquipélago das Órcades, na Escócia, os aeroportos de Papa Westray e Westray estão separados por 2,83 km. Os vôos entre os dois pontos duram apenas um minuto e meio. 

Aeroportos internacionais mais próximos
Menos de 25 km separam os aeroportos de Brazzaville, capital do Congo e de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. Apesar da curta distância, vôos comerciais cobrem diariamente o trajeto. 

Com apenas 396 metros, a única pista do aeroporto da ilha de Saba, nas Antilhas Holandesas, é a mais curta do planeta
Com apenas 396 metros, a única pista do aeroporto da ilha de Saba, nas Antilhas Holandesas, é a mais curta do planeta
Foto: Chuck55/Flickr

Pista mais curta
Com apenas 396 metros, a única pista do aeroporto da ilha de Saba, nas Antilhas Holandesas, é a pista mais curta do planeta. Apenas pilotos experientes podem aterrissar na pista, após uma manobra de grande dificuldade. 

Maior aeroporto
Cobrindo uma área de 780 km² no deserto da Arábia Saudita,  o Aeroporto Internacional Rei Fahd é o maior do mundo. Entre suas curiosidades, o aeroporto conta com uma mesquita com capacidade para duas mil pessoas e um terminal separado para a família real saudita. 

Maior prédio de aeroporto 
O Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Dubai tem uma superfície de cerca de 1,76 milhões de m², por isso é considerado o maior prédio de aeroporto do mundo. É quase o dobro do que o segundo colocado, o Terminal 3 do Aeroporto de Pequim.
 
Aeroporto mais movimento por passageiros
O aeroporto com mais movimento de passageiros é o Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield Jackson. Entre  janeiro e maio de 2013, o local recebeu mais de 38 milhões de passageiros, contra 33 milhões para o aeroporto de Pequim e 28 milhões no aeroporto de Heathrow (Londres), no mesmo período.

Aeroporto mais movimentado por carga
O aeroporto mais movimentado do mundo, no que diz respeito ao transporte de cargas, é o Aeroporto Internacional de Hong Kong, que viu passar mais de 4 milhões de toneladas métricas em 2012. O segundo lugar é ocupado pelo aeroporto de Memphis, nos Estados Unidos

Mais pistas
Enquanto o aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do Brasil, tem apenas duas pistas, o Aeroporto Internacional de Dallas conta com sete pistas. 

Mais remoto
O Aeroporto Internacional Mataveri, na Ilha de Páscoa, fica a 3.659 km do aeroporto mais próximo, em Santiago do Chile, o equivalente a um vôo de cerca de 6 horas. 

Mais assustador
Rodeado pelos picos do Himalaia, o Aeroporto de Paro é considerado um dos mais desafiadores para os pilotos de avião. Apenas alguns profissionais experientes têm a autorização de aterrissar em sua pista. 

Vôo mais longo sem escalas
Em distância, o vôo comercial mais longo sem escalas é operado pela Singapore Airlines, percorrendo os 15 mil km que separam Cingapura e Newark, na Nova Jersey, nos Estados Unidos. Já em tempo, o maior trajeto é feito pela Delta, no vôo de 17 horas entre Joanesburgo, na África do Sul, e Atlanta, nos Estados Unidos. 

Aeroporto com maior campo de golfe
À primeira vista, nada chama a atenção no Aeroporto Internacional de Don Muang, em Bangcoc. Mas olhando melhor, o aeroporto da capital tailandesa tem um campo de golfe com 18 buracos entre duas de suas pistas, para que os passageiros se distraiam durante escalas e esperas. 

Mais carros na pista
A falta de espaço no pequeno território de Gibraltar faz com que única pista da península seja dividida com a estrada mais movimentada. Uma pequena barreira é a única separação que ajuda a evitar colisões. 

Mais teorias de conspiração
Desde sua inauguração, em 1995, o Aeroporto Internacional de Dallas foi alvo de diversas teorias da conspiração. Um engenheiro que morreu em circunstâncias suspeitas tinha a convicção de que embaixo do aeroporto havia uma base militar secreta, enquanto muitos consideram que as pistas formam uma suástica, escondendo algum mistério.

Pista de gelo permite chegar à base americana de Mc Murdo, na Antártida
Pista de gelo permite chegar à base americana de Mc Murdo, na Antártida
Foto: Alan R. Light/Flickr
Mais caro
Construído na ilha artificial de Chek Lap Kok, o Aeroporto Internacional de Hong Kong ocupa o lugar de aeroporto mais caro do planeta. Verdadeira maravilha da engenharia, a construção custou mais de R$ 60 bilhões. 

Mais adaptável
A pista original do Aeroporto de Funchal, na Ilha da Madeira, tinha apenas 1,5 mil metros, o que dificultava a aterrissagem e decolagem de vôos comerciais. Mas uma solução criativa resolveu o problema, graças a uma grande ponte com vigas. 

Mais frio
Talhada no mar de gelo da Ilha de Ross, na Antártida, uma pista de gelo permite chegar à base americana de Mc Murdo. A pista é usada apenas durante a primavera, já que  no inverno o clima  impede os vôos e, nos meses de  verão, o gelo derrete e os aviões usam outras pistas próximas.

 

<iframe src="http://www.terra.com.br/turismo/infograficos/por-dentro-de-um-cruzeiro/iframe.htm" "="" width="619" height="160" scrolling="no" frameborder="0" title="Por dentro de um cruzeiro; conheça os serviços">Por dentro de um cruzeiro; conheça os serviços&lt;/p&gt;&lt;/cke:body&gt;&lt;/cke:html&gt;</p></body></html>

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade