PUBLICIDADE

Exposição 'Desafio Salvador Dalí' é prorrogada até 1º de setembro

A mostra já foi vista por mais de 80 mil pessoas [...]

23 jun 2024 - 11h21
Compartilhar
Exibir comentários

Desde que foi inaugurada, em 1º de maio, em São Paulo, a exposição 'Desafio Salvador Dalí' já recebeu mais de 80 mil visitantes.

Para celebrar os números, o Museu de Arte Brasileira da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) prorrogou até o dia 1º de setembro a visita a essa mostra dedicada à vida e obra do multiartista espanhol Salvador Dalí.

Em uma área de mais de 1.200 m², o conteúdo inédito sobre o universo surrealista do artista está exposto em seis salas temáticas com mais de 100 conteúdos trazidos diretamente da Espanha, sob supervisão da Fundação Gala-Salvador Dalí e apresentada em linguagem contemporânea e acessível.

Divulgação
Divulgação
Foto: Viagem em Pauta

Na sala Descobrindo Dalí, o público acompanha a evolução da trajetória pessoal e artística do artista, em paralelo à história do século XX que tanto o influenciou, e conta com grandes paredes retroiluminadas que permitem ao visitante ver as obras ampliadas.

Dalí Poliédrico é o espaço dedicado às suas ilustrações, em clássicos da literatura, como Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, bem como suas cenografias originais desenvolvidas para teatro e cinema, em obras de Luis Buñuel e Alfred Hitchcock.

Um dos destaques é a sala Ateliê Daliniano, que recria o principal local de trabalho de Dalí, como o existente na Casa-Museu Salvador Dalí, em Port Lligat, no litoral da Catalunha, na Espanha. O ambiente compreende a influência do ateliê em seus principais trabalhos, como El Cristo, os retratos de sua esposa Gala e grandes obras como El Descubrimiento de América.

Divulgação
Divulgação
Foto: Viagem em Pauta

A visita em outros ambientes, como Surrealismo, inserção sensorial nos quadros mais representativos da obra de Dalí; Imagens de Dupla Interpretação e Estereoscopia, com recursos de iluminação especial e óculos 3D em parte do percurso; e A Inspiração de Salvador Dalí, conteúdo audiovisual com oito minutos de duração, em realidade virtual, com trilha sonora especialmente composta para a mostra.

Já no dia 25 de junho, a FAAP abre a exposição Reverberações Surrealistas, na sala Annie Alvares Penteado, também no complexo do MAB FAAP.

Em oito núcleos, a mostra apresenta obras do acervo da faculdade com 137 pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e vídeos de 87 artistas que tiveram influência do movimento surrealista, em diversas linguagens com nomes como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Wesley Duke Lee.

Reverberações Surrealistas estará em cartaz na Sala Annie Alvares Penteado, entre os dias 25 de junho e 29 de setembro de 2024.

SAIBA MAIS

Desafio Salvador Dalí

MAB FAAP (Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo - SP)

Até 1º de setembro de 2024, das 9h às 20h (fechado às segundas-feiras)

Os ingressos (R$ 60) podem ser adquiridos no site salvadordalisp.com.br ou na bilheteria do museu(sem cobrança de taxa de conveniência) e incluem um áudio-relato gratuito, em formato de podcast, ativado pelo celular com um código QR no dia da visita.

Livre para todas as idades

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade