O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco e da Secretaria de Turismo e Lazer, lançou a campanha de verão "Viva um verão naturalmente incrível" com o objetivo de não só apresentar os principais destinos, mas, também, mostrar que, do litoral ao sertão, Pernambuco tem inúmeras riquezas naturais e opções para quem deseja aproveitar o que de melhor a alta temporada tem para oferecer.
A alta busca dos turistas pelo litoral pernambucano no período do verão, cidades mais procuradas durante a alta temporada, e estrutura e capacidade hoteleira para receber a demanda, foram alguns dos pontos levados em consideração na seleção dos destinos que são destacados na campanha.
Dentre os principais estão as praias, vale ressaltar que Pernambuco possui 187 km de litoral, do Litoral Norte e do Litoral Sul, e o Arquipélago de Fernando de Noronha.
Igreja submersa Petrolandia
Foto: Acervo Empetur
No litoral Norte, é possível conhecer e aproveitar a Ilha de Itamaracá com as praias do Forte Orange, do Sossego, Enseada dos Golfinhos e Praia do Jaguaribe. No município de Igarassu, a ilha Coroa do Avião chama atenção pela formação de bancos de areia, e das águas calmas. A praia Mangue Seco guarda muitos atrativos. Pelo fato de o mar ser calmo, é ideal para o banho e prática de esportes como vela e windsurf.
O Litoral Sul também reserva lugares inesquecíveis. Porto de Galinhas com suas águas mornas e cristalinas, junto com as piscinas naturais, despertam o interesse de inúmeras pessoas. Além dos programas de mergulho com os peixes, a cidade tem uma vila que dispõe de muita gastronomia, lojas, e proporciona o contato com a cultura nordestina. Próximo a Porto, dá para visitar praias como Muro Alto e Serrambi que são ideais para quem gosta de surfar, e o Pontal de Maracaípe que confere uma bela vista do pôr do sol.
Para quem prefere ficar mais distante da agitação, a praia dos Carneiros é um ótimo lugar para descansar e curtir o contato com a natureza. Com uma capelinha à beira mar, a Capela de São Benedito, o local é marcado pela paisagem bucólica, reservando muita beleza e charme. Mais próximo a cidade do Recife, o município do Cabo de Santo Agostinho conta com as praias de Gaibu, Paraíso, Itapuama e Calhetas onde é possível praticar tirolesa diante de uma vista de tirar o fôlego. O Litoral Sul também possui ilhas. Em Sirinhaém, é possível encontrar uma de origem vulcânica, a Ilha de Santo Aleixo. Muita vegetação, mar de águas claras e formações rochosas que formam piscinas naturais são alguns dos seus aspectos.
Já o Arquipélago de Fernando de Noronha, um dos cartões-postais do Brasil, é marcado pela diversidade marinha e preservação ambiental, sendo sem dúvidas, um verdadeiro paraíso. Uma de suas praias, a do Sancho, foi eleita a melhor do mundo de acordo com a premiação Travelers’ Choice Best of the Best de 2023. No lado norte da ilha principal estão as 12 praias do “mar-de-dentro” que são: Porto, Cachorro, Meio, Conceição, Boldró, Americano, Bode, Quixabinha, Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Baía dos Golfinhos e também o Sancho. Já o lado sul da ilha, chamado “mar-de-fora, conta com quatro praias: a Sueste, Atalaia, Caieira e Leão.
As cachoeiras também não poderiam ficar de fora. No interior do Estado, e possível tomar um bom banho de cachoeira nas cidades de São Benedito do Sul (Zona da Mata Sul), Bonito e Gravatá (Agreste). Em Bonito, ainda dá para praticar o ecoturismo e turismo de aventura com atividades de arvorismo, rapel e tirolesa.
No sertão, na cidade de Petrolândia, há a igreja submersa do Sagrado Coração que fica entre as águas do Rio São Francisco. Os mergulhos e passeios de lanchas e catamarãs ajudam a tornar a visita inesquecível. Quem opta por viajar para Petrolina pode desfrutar de um Balneário: a Ilha do Rodeadouro, também no Rio São Francisco, que é conhecida como "praia de água doce".
As cidades metropolitanas como Recife e Olinda, por exemplo, são ótimas escolhas para inserir no roteiro de viagem de quem vem para Pernambuco. Além de praias, possuem boa gastronomia e muita cultura. Pontes, manguezais e rios são características marcantes da cidade do Recife. Conhecida como "Veneza Brasileira", ela conta com diversos museus como o Centro Cultural Cais do Sertão, o Paço do Frevo, o Museu do Estado de Pernambuco, o Museu do Homem do Nordeste, Instituto Ricardo Brennand, dentre outros, com a primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, e teatros que reforçam a cultura do Estado como o Teatro de Santa Isabel e o Teatro do Parque.
Ainda fazem parte da tradição e história do Recife os mercados públicos, dentre eles o de São José, erguido no século XIX, no ano de 1875, e tombado como patrimônio da cultura brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan), Mercado da Madalena e da Boa Vista, e as igrejas do estilo Barroco que abarcam riqueza de detalhes, bela arquitetura e pinturas. A Basílica Nossa Senhora do Carmo, Igreja da Madre de Deus, Capela Dourada, Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Militares e Basílica da Penha são algumas delas.
Olinda, sua vizinha, é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. Ela abriga um Casario colorido nas ladeiras do seu Sítio Histórico, e tem o carnaval como uma das suas festividades centrais. O Alto da Sé, área de muito interesse turístico, abriga aspectos importantes da história e cultura local.
Não se pode falar da cidade sem citar as galerias de artesanato e museus. O museu do Mamulengo, da Arte Sacra de Pernambuco, Museu Regional de Olinda, Memorial do Xambá, e o Museu de Arte Contemporânea, a deixam ainda mais convidativa.
Olinda ainda conta com a casa dos bonecos gigantes – onde é possível conhecer mais sobre a confecção e história dos bonecos que são tradição do carnaval da cidade - e mercados públicos com edificações características do Brasil Colonial – por meio deles, os turistas podem saber mais a respeito da cultura, artesanato e gastronomia local – como o Mercado da Ribeira e Eufrásio Barbosa.
Os Conventos, Mosteiros e Catedrais fazem parte do seu espaço religioso e estão intimamente ligados à história local pois alguns foram construídos no mesmo período em que a cidade foi erguida. O Mosteiro de São Bento, a Catedral da Sé, a Igreja da Misericórdia, a Igreja do Amparo e o Convento São Francisco são alguns dos pontos mais visitados.
Campanha “Viva um verão Naturalmente Incrível”
Campanha de Verão
Foto: Bruno D Bonneval
A campanha foi lançada em duas datas: a primeira sendo no dia 17 de agosto, em São Paulo, onde foram reunidos representantes das principais operadoras do país, uma vez que São Paulo é um dos principais polos emissores de turistas para Pernambuco, e no dia 25 do mesmo mês, no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife.
Os materiais produzidos contam com vídeos de 60, 30 e 15 segundos e peças publicitárias que estão sendo veiculados nacionalmente em TVs aberta, fechada, mídias digitais, sites, revistas e jornais especializados em viagens, aeroportos e outdoors em várias cidades e regiões do país. Um dos locais importantes no qual a campanha está sendo exibida é no Boulevard Live, em Brasília, - maior painel de Led da América Latina - que está situando em um dos pontos mais estratégicos da cidade pois fica próximo ao Eixo Monumental, importantes vias de acesso, pontos turísticos e hotéis. Em média, há 82.876 visualizações da campanha por dia.
Além disso, há ainda o Manual do Operador - verão -, com as principais informações direcionadas a quem vende os destinos, Folders que apresentam as 10 experiências incríveis no Estado, e mapas de bolso. O intuito é despertar o interesse dos turistas (sejam nacionais ou internacionais) em colocarem Pernambuco em seus planejamentos de viagens.
Pernambuco é sol, e é mar, mas também é cachoeira, é rio, é cultura, história e boa gastronomia. Quem visita o Estado pode ter a certeza que ao sair, levará consigo experiências marcantes, boas memórias e imensa vontade de retornar.