PUBLICIDADE

Escala em Atenas combina passeios históricos e culturais

Visita ao berço da civilização ocidental é ideal para conhecer os registros da herança de 3 milênios de história

14 abr 2015 08h00
| atualizado em 27/4/2015 às 17h15
ver comentários
Publicidade

A capital da Grécia atrai turistas de toda parte que querem ver de perto uma das cidades com história mais gloriosa do mundo. Palco do nascimento da democracia e das discussões de filósofos famosos, Atenas respira cultura e combina sua tradição a uma vida noturna agitada e boêmia. Com a proximidade do verão no hemisfério norte, a Europa é um excelente destino para passar as férias do meio do ano. Opte por um cruzeiro que faça escala em Atenas e conheça 7 pontos turísticos imperdíveis.

 

Acrópole
As Acrópoles da Grécia antiga eram construídas no ponto mais alto da cidade e serviam originalmente como proteção contra inimigos, mas com o passar do tempo se tornaram sedes administrativas civis ou religiosas. A mais famosa delas data dos anos 500 antes de Cristo, uma prova do esplendor e poder em sua era de ouro, durante a administração do estadista Péricles. A Acrópole foi dedicada à deusa Atena, padroeira da cidade, e até hoje tem algumas estruturas em pé, mas grande parte está em ruínas, uma preciosidade da arqueologia que encanta os que passam pela cidade.

Partenon
O Partenon foi o templo construído na Acrópole para homenagear a deusa Atena, uma das construções mais magníficas em termo de concepção e execução na época. Decorado com o que havia de melhor na arquitetura grega, é visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. É o mais conhecido dos monumentos que restaram da Grécia antiga e suas esculturas ornamentais são consideradas um dos pontos altos da arte nacional.

Templo de Zeus Olímpico
Localizado no centro de Atenas, só restam 15 das 104 colunas erguidas para reverenciar o pai de todos os deuses do Olimpo, mas é o suficiente para ter noção da grandiosidade dessa construção. A visita fica ainda mais completa no verão, quando o local é iluminado à noite, juntamente com a Acrópole.

Praça Sintagma
Também conhecida como Praça da Constituição, foi construída na Antiguidade e continua como centro das atividades políticas e sociais de Atenas. Suba os degraus de mármore e sente-se em um dos cafés para observar a troca de guardas do Parlamento, que acontece diariamente, a cada hora. O local é muito frequentado pelos moradores e para o turista é ideal para um breve descanso entre os passeios.

Plaka
As ruas estreitas de pedra e paralelepípedo, em sua maior parte fechadas para o tráfego de carros, dá charme especial ao bairro antigo. Durante o dia, faça um passeio para apreciar os sobrados coloridos com floreiras e vasos à mostra e aproveite para provar a deliciosa comida grega em dos restaurantes com mesas na calçada. Se optar por uma visita no fim da tarde, prepare-se para encontrar bastante movimento e bares agitados, com a vantagem de uma vista da Acrópole iluminada.

Meteora
Patrimônio tombado pela Unesco, as montanhas de rocha maciça com formatos de dedos apontando para o céu já seriam um espetáculo de beleza natural. Mas o que chama realmente atenção no local são os monastérios da igreja ortodoxa construídos nos cumes pedregosos. Do complexo com seis templos onde os sacerdotes vivem há séculos, a vista é de tirar o fôlego.

Museu Arqueológico Nacional de Atenas
Maior museu arqueológico da Grécia e um dos mais importantes do mundo devotados à arte grega, inicialmente foi pensado para guardar e proteger objetos arqueológicos encontrados em Atenas no século XIX. Com o tempo, ganhou notoriedade e passou a receber peças de todo o país. Atualmente, suas coleções têm mais de 11 mil peças e oferecem um panorama da civilização grega, do início do período pré-histórico até Antiguidade Tardia.

Veja roteiro

6 noites- Cruzeiro da Royal Caribbean International a bordo do navio Vision of the Seas, saindo de Veneza, na Itália, no dia 9 de julho de 2015. Escalas em Dubrovnick e Split, na Croácia, e Atenas e Corfu, na Grécia. Preços a partir de R$ 2.849 por pessoa, mais taxas.

7 noites - Cruzeiro da MSC Cruzeiros a bordo do navio MSC Musica, saindo de Bari, na Itália, no dia 27 de julho de 2015. Escalas em Kataklon, Santorini, Atenas e Corfu, na Grécia, Kotor, em Montenegro, e Veneza, na Itália. Preços a partir de R$ 4.018,83 por pessoa, mais taxas. 

Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você

Fonte: Canarinho Press
Publicidade
Publicidade