Conheça 10 aquários incríveis pelo mundo

Aquários do mundo aproximam as pessoas de animais marinhos, deixando-as a poucos centímetros de espécies como tubarões, golfinhos e todo tipo de peixes. Alguns destes aquários têm tanques gigantescos, com grandes painéis e túneis transparentes, e variedades de animais, representando habitats naturais de diferentes ecossistemas ao redor do planeta. Veja 10 dos maiores e mais bem providos nos cinco continentes.

1) Georgia Aquarium, Estados Unidos
O Georgia Aquarium, na cidade de Atlanta, é o maior aquário do mundo, com mais de cem mil criaturas marinhas. Fundado em grande parte a partir de uma doação de 250 milhões de dólares, o aquário abriu em 2005 e é o único lugar fora da Ásia a ter tubarões e baleias, mantidos dentro de um aquário de mais de 24 milhões de litros de água.

2) Dubai Mall Aquarium, Dubai
O Dubai Mall é um dos maiores shoppings do mundo, parte do complexo de Burj Dubai, que custou mais de 20 bilhões de dólares para ser construído. No centro do luxuoso shopping encontra-se um tanque com capacidade para mais de 10 milhões de litros de água. Dentro do tanque vivem mais de 33000 animais, incluindo cerca de 400 tubarões e arraias. O aquário está no livro dos recordes por ter o maior painel de acrílico, de 8,3 por 33 metros.

3) Okinawa Churami Aquarium, Japão
O Okinawa Churaumo Aquarium foi inaugurado em 2002, no Ocean Expo Park da cidade japonesa de Okinawa. O principal tanque do aquário, chamado de Kuroshio Sea, tem mais de 7,5 milhões de litros de água, e nele vivem tubarões brancos, arraias, e muitas outras espécies marinhas.

4) L'Oceanogràfic, Espanha
O L'Oceanogràfic é um complexo marinho da Cidade das Artes e Ciências em Valência, na Espanha. Ele tem o maior tanque da Europa e mais de 45.000 criaturas marinhas. Elas vivem em nove torres submarinhas estruturadas em dois níveis que representam diferentes ecossistemas. Duas torres são unidas por um túnel. O tanque, de quase sete milhões de litros de água, tem tubarões e inúmeros tipos de peixes.

5)Turkuazoo, Turquia
Inaugurado em 2009, Turkuazoo é o primeiro aquário gigante construído na Turquia. Com representações de habitats como florestas tropicais e regiões marinhas, o Turkuazoo está situado dentro do shopping Forum Istanbul. O aquário tem cerca de dez mil criaturas marinhas, entre elas tubarões-tigre e piranhas, em 29 tanques diferentes - o maior deles com cinco milhões de litros de água.

6) Monterey Bay Aquarium, Estados Unidos
Uma antiga usina de sardinhas enlatadas da cidade de Monterey, na Califórnia, aloja o Monterey Bay Aquarium. Entre as diversas atrações do aquário estão dois tanques gigantes. Um deles possui cerca de 1,3 milhões de litros de água, chamado Ocean's Edge Wing, que representa a vida marinha do litoral da Califórnia.

7)uShaka Marine World, África do Sul
O uShaka Marine World é um parque temático situado em Durban, na África do Sul, onde se encontra o maior aquário daquele continente, com 32 tanques. As criaturas marinhas que vivem nele variam de pequenos peixes e cavalos-marinhos a tubarões e golfinhos. Os animais podem ser vistos até em um dos principais restaurantes do parque: o The Cargo Hold abriga um tanque com tubarões que podem ser vistos da mesa, enquanto você faz uma refeição.

8)Aquário de Xangai, China
O Aquário de Xangai é um dos maiores da Ásia. É composto por nove áreas de exibição representando ambientes de diferentes partes do mundo como a China, a Antártica e a Oceania. A área da China tem diversas espécies ameaçadas no país. A atração principal do aquário é o seu túnel subaquático, o maior do mundo, com 155 metros.

9) Aquário de Gênova, Itália
Inaugurado em 1992, o Aquário de Gênova é um dos maiores aquários da Europa. Setenta tanques reproduzem os habitats marinhos de mais de seis mil espécies do mundo inteiro. Neste aquário, estão representados o Mediterrâneo, o Mar Vermelho e o Oceano Índico, com tubarões, golfinhos e focas, entre outros animais.

10) Oceanário de Lisboa, Portugal
O Oceanário de Lisboa recebe mais de um milhão de visitantes anualmente e está situado no Parque das Nações da capital portuguesa. Dividido em quatro partes, o Oceanário abriga animais marinhos dos principais oceanos do planeta, e sua principal atração é seu tanque central, representando a vida no oceano aberto.

Aquário de Dubai está no livro dos recordes por ter o maior painel de acrílico, de 8,3 por 33 metros
Aquário de Dubai está no livro dos recordes por ter o maior painel de acrílico, de 8,3 por 33 metros
Foto: Divulgação
Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação

compartilhe

publicidade