Como chegar a Choroní
Carro:
a opção requer um pouco de atenção nas estradas venezuelanas, mas compensa para quem planeja rodar bastante. A gasolina do país é muito mais barata do que a água, e ali não existem pedágios. Saindo de Caracas, é necessário partir em direção à capital do Estado de Araguas, Maracay, pela via Caracas-Valencia. Em Maracay, começa a estrada que atravessa o parque Henri Pittier até Choroní.
» Conheça Choroní e outros vilarejos isolados da Venezuela
Táxis: são alternativas para grupos pequenos ou famílias, pois são mais rápidos do que os ônibus e não saem muito caros. Para isso, é preciso pechinchar antes de entrar no veículo, já que os motoristas costumam inflacionar os preços quando reconhecem estrangeiros.
Ônibus: é o meio de transporte mais barato. Em Caracas, do terminal La Bandera, saem veículos de linha e microônibus a todo o momento até a estação de Maracay. Ali é necessário mudar para outro que vá até Choroní. Esses só saem depois de cheios, o que pode gerar alguns minutos a mais de espera. Salsa e reggaeton animam as viagens.
Chuao, Cepe e praias
Os lancheiros saem todos do Malecón, em Puerto Colombia. Assim como os ônibus, é necessário esperar que a lancha fique completa, ou fechar uma diária com seus pilotos. É preciso atenção ao relógio, pois o transporte regular das lanchas é interrompido às 15h. Atrasos levam a uma estadia a mais no lugar onde o turista estiver ou à contratação de uma viagem exclusiva, sujeita à disponibilidade de embarcação.