'CNN' lista 15 museus estranhos pelo mundo; confira
Compartilhar
Museus são lugares para se cultivar, apreciar obras de arte e aprender mais sobre assuntos variados. Mas alguns museus são extravagantes e surpreendentes, e muitos deles recebem milhares de visitantes todos os anos.
Veja uma seleção de 15 museus esquisitos elaborada pelo site de turismo da CNN.
1) Museu da água da torneira, China Uma antiga fábrica no centro de Pequim foi transformada em museu dedicado a tudo o que tem a ver com o funcionamento da água da torneira da cidade. Mais de 130 peças, como antigas torneiras e mecanismos, e publicidades antigas da primeira companhia de água de Pequim. O engraçado é que residentes da cidade sabem muito bem que, para não arriscar sua saúde, é melhor beber apenas água mineral.
2) Museu da arte ruim, Estados Unidos No Museu da Arte Ruim, mais de 600 peças que seriam ridicularizadas em qualquer museu têm o seu lugar. Situadas num antigo porão da cidade de Dedham, a meia hora de Boston, as obras são consideradas como "ruins demais para serem ignoradas". Retratos, paisagens, naturezas mortas, quadro após quadro, você verá como o mau gosto pode atingir sempre níveis maiores no MOBA, em sua sigla em inglês.
3) Museu das coleiras, Inglaterra
Mais de meio milhão de visitantes amantes de cachorros visita anualmente o Museu das Coleiras, no Castelo de Leeds. É possível ver desde os cachorros que na Idade Média viviam uma vida de luxo até os cães de hoje em dia, usando coleiras e acessórios sofisticados. Mais de cem dessas coleiras, que datam de até cinco séculos atrás, estão expostas neste belo castelo do condado de Kent, sudeste da Inglaterra.
4) Museu dos cortadores de grama, Inglaterra
Os ingleses são conhecidos por serem grandes amantes de jardinagem. Mas o amor pelos jardins vai além, e o que para muitos seria apenas um banal instrumento com pouco interesse, vira peça de museu no Museu dos Cortadores de grama, no litoral oeste da Inglaterra. O museu tem peças como o primeiro cortador de grama movido a energia solar, ou cortadores de grama que pertenceram ao Príncipe Charles e à Princesa Diana.
5) Museu do Cabelo, Turquia
A pequena cidade de Avanos, no centro da Turquia, é famosa por sua tradição em peças de argila. Nos últimos anos, porém, ganhou fama por um motivo muito peculiar: a loja de artesanato em argila Chez Galip criou o bizarríssimo Museu do Cabelo, com paredes cobertas por mostras de cabelo de mais de 16 mil mulheres, com seus respectivos nomes e endereços. Cabelos de todos os tipos, cores e estilos podem ser encontrados neste antro das cabeleiras.
6) Museu do Falo, Islândia
Perca a vergonha e aventure-se no primeiro museu do sexo masculino, o Museu do Falo da cidade de Husavik, no norte da Islândia. Mais de 276 pênis, indo do membro de dois milímetros às partes privadas colossais de mais de um metro e meio de uma baleia. Neste ano, o museu recebeu seu primeiro pênis humano, doado por um falecido islandês de 95 anos.
7) Museu do Pão, Alemanha
À primeira vista, pães parecem elementos comuns do dia a dia. E eles são, de tal maneira que fizeram parte do cotidiano de grande parte da história da humanidade. O Museu do Pão da cidade de Ulm, a 100 km de Stuttgart, no sul da Alemanha, honra este alimento essencial. Mais de
18 mil objetos contam a história de mais de 6 mil anos do pão, incluindo obras de arte como Dalí, Man Ray e Picasso. Apesar de o museu deixar turistas com água na boca, nem um pedacinho de pão é servido durante a visita.
8) Hall da Fama da Roupa Interior, Estados Unidos
A loja de roupa interior americana Frederick's of Hollywood já forneceu inúmeros sutiãs, cuecas e calcinhas a celebridades do cinema americano. Em sua loja da Hollywood Boulevard, enquanto pessoas fazem compras no térreo, o primeiro andar é dedicado às peças de roupa interior que pertenceram a celebridades, como uma cueca usada por Tom Hanks no filme Forrest Gump, ou peças ultra sofisticadas vestidas anos atrás por Madonna, a rainha do pop.
9) Museu dos Saleiros e Pimenteiros, Estados Unidos A antropóloga Andrea Ludden tem uma grande obsessão por saleiros e pimenteiros. Além de estar escrevendo a enciclopédia destes objetos domésticos, ela expõe permanentemente sua coleção de mais de 20 mil conjuntos de saleiros e pimenteiros de todo tipo em seu museu. Na loja de souvenirs, adivinhe o que você encontra? Saleiros e pimenteiros, muitos deles réplicas de peças expostas. O museu fica na cidade de Gatlinburg, no estado americano do Tennessee.
10) Kunstkamera, Rússia
O Kuntskamera foi o primeiro museu da Rússia, inaugurado em 1727 em São Petersburgo. Na época, tinha mais de 200 mil peças, numa coleção de estranhezas humanas, com fetos deformados, criaturas com duas cabeças, e até uma cabeça humana preservada em vinagre. Hoje, o número é menor, mas muitos dos vestígios originais ainda estão expostos.
11) Museu da Criptozoologia, Estados Unidos
A criptozoologia estuda animais míticos e lendários como o Monstro do Lago Ness ou o Abominável Homem das Neves. Loren Coleman, um dos maiores experts neste tipo de criaturas, fundou o Museu da Criptozoologia na cidade de Portland, nos Estados Unidos. O museu tem arquivos sobre os registros das criaturas, além de supostos vestígios como pelos ou pegadas que teriam pertencido a seres como Pé Grande, que tem uma representação em tamanho real no local.
12) Museu do Miojo e de Momofuku Ando, Japão
Provavelmente você não saiba, mas ao voltar para casa morto de fome e poder preparar um miojo em apenas alguns minutos para distrair o apetite, você deveria agradecer uma pessoa. O japonês Momofuku Ando criou o miojo durante a segunda guerra mundial para dar uma refeição rápida e barata para os necessitados, e o alimento acabou perdurando e se espalhando no mundo inteiro. O Museu do Miojo e de Momofuku Ando honra o prato e o criador na cidade de Ikeda, na periferia de Osaka. Uma estátua de Ando recebe os visitantes, que podem preparar seu próprio prato com ingredientes variados no museu.
13) Museu da Morte, Tailândia A morte assusta a grande maioria das pessoas, mas também intriga e atrai. O Museu Médico Siriraj, mais conhecido como Museu da Morte de Bangcoc, capital da Tailândia, não é para gente com estomago fraco. Cérebros com hemorragias, pernas e braços mutilados, caveiras furadas por balas, além do corpo mumificado de Si Ouey, um famoso canibal que assassinou várias crianças durante a década de 50, estão expostos neste mórbido museu situado em um antigo hospital. O Museu da Morte é uma das atraçőes mais visitadas de Bangcoc.
14) Hall da Fama e Centro de Pesquisa dos Palhaços, Estados Unidos
Os palhaços que divertiram (e muitas vezes assustaram) os americanos nos últimos anos são homenageados no Hall da Fama e Centro de Pesquisa dos Palhaços, na cidade de Baraboo, no estado americano de Wisconsin. Fotos, acessórios históricos, e histórias sobre os palhaços mais famosos dos Estados Unidos podem ser encontrado no maior arquivo destes personagens que, divertidos ou assustadores, não deixam ninguém indiferente.
15) Museu da Beleza Extrema, Malásia Os conceitos de beleza são muito subjetivos, e cada sociedade e época tem suas modas e costumes. E não estamos falando do regime para emagrecer antes do verão: no Museu da Beleza Extrema, situado no terceiro andar do Museu das Pessoas, na cidade de Malaca, você verá até onde as pessoas podem chegar para atingir alguns padrőes de beleza. Pés diminutos, discos que aumentam lábios e orelhas, anéis para esticar pescoços, e muito mais, é o que você verá neste estranho museu, que nos lembra como algumas "exigências" da sociedade que parecem normais podem ser absurdas.
Museu da Morte, Tailândia: a morte assusta a grande maioria das pessoas, mas também intriga e atrai. O Museu Médico Siriraj, mais conhecido como Museu da Morte de Bangcoc, capital da Tailândia, não é para gente com estomago fraco. Cérebros com hemorragias, pernas e braços mutilados, caveiras furadas por balas, além do corpo mumificado de Si Ouey, um famoso canibal que assassinou várias crianças durante a década de 50, estão expostos neste mórbido museu
Bahamas: curtir as belas praias das mais de trezentas ilhas que formam o arquipélago das Bahamas é um prazer a qualquer momento do ano.Mergulho, vela e esportes aquáticos em geral são as principais atividades para ocupar o tempo. Mas se há um dia especial para se estar nas Bahamas, esse é o dia 5 de novembro, comemorado nas antigas colônias britânicas, e chamado de "noite das fogueiras", na qual as praias ficam ainda mais bonitas sob a luz dos fogos de artifício
Foto: Getty Images
Maldivas: o ano de 2012 pode ser o ano no qual você possa deitar em algumas das mais belas praias do planeta e, simplesmente, relaxar. Afinal, é isso que turistas vêm fazer nos vinte e seis atóis deste arquipélago do Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia
Foto: stock.xchng / Divulgação
Rio de Janeiro, Brasil: passar o réveillon em Copacabana, com festa e fogos de artifício, é garantia de começar 2012 em alto astral. O Carnaval é outra boa desculpa para visitar a Cidade Maravilhosa, que ganha um agito único durante esses dias festivos, com turistas do Brasil e do mundo inteiro que se juntam para um dos maiores eventos do planeta. Mas, na verdade, qualquer feriado ou final de semana é bom para curtir as praias e o visual do Rio de Janeiro
Foto: Visit Brasil / Divulgação
Circulo Polar Ártico: muitos aventureiros sonham em atingir o Circulo Polar Ártico apenas para explorar um dos lugares mais afastados e exclusivos do planeta.Paisagens magníficas, experiências singulares e uma natureza intocada são garantia. Um atrativo ainda maior desta inóspita região é avistar ursos polares, animais ameaçados pelo aquecimento global
Foto: stock.xchng / Divulgação
Jordânia: é um destino com uma riqueza histórica e cultural incomparável, com vestígios arqueológicos que chegam a ter mais de 2500 anos. No sul do país, a antiga cidade de Petra, talhada na pedra, foi fundada no século 7 pelos Nabateus, e completará, em 2012, duzentos anos de sua redescoberta. Além de sítios históricos e a capital Amã, dinâmica, moderna e tradicional, ao mesmo tempo, a Jordânia tem atrações naturais como o deserto de Wadi e o Mar Morto
Foto: Getty Images
Emirados Árabes Unidos: no sudeste da Península Arábica, os Emirados Árabes Unidos são compostos por sete emirados, como Abu Dhabi, Dubai, Ajman e Fujairah. Abu Dhabi e Dubai têm uma importante infraestrutura desenvolvida principalmente para milionários árabes e turistas endinheirados. Shoppings imensos, hotéis de luxo, restaurantes e até uma estação de esqui fazem parte da oferta de diversão
Foto: Getty Images
Islândia: a mais de 1000 km da Europa continental, a Islândia oferece maravilhas naturais impressionantes como gêisers, fiordes, geleiras e vulcões.Mas a maior atração é também a mais imprevisível. Turistas sortudos podem avistar as belíssimas auroras boreais, fenômeno próprio da região ártica que cria luzes coloridas em meio da noite
Foto: Getty Images
África do Sul: a modernidade de suas grandes cidades, como Joanesburgo e Cidade do Cabo, contrasta com a natureza selvagem de reservas como o Parque Kruger. O litoral do país, com mais de 2 700 km, tem belas praias, ondas ideais para surfistas e opções para aventureiros, como nadar com tubarões e avistar baleias
Foto: Cape Town Tourism / Divulgação
Namíbia: situada no sudoeste da África, entre a Angola e a África do Sul, a Namíbia é um país imenso e selvagem, até para os padrőes do continente. Antiga colônia alemã, a Namíbia tem paisagens montanhosas, desertos, belas praias no litoral atlântico e uma vida animal intensa. O deserto do Kalahari e o Parque Nacional de Etosha são algumas das principais atraçőes do país
Foto: Ute von Ludwiger / Divulgação
Turquia: combina história e culturas diversas com modernidade e dinamismo. A cidade Istambul é a única no mundo a ficar em dois continentes diferentes: basta cruzar a ponte do Bósforo para passar da Europa para a Ásia. Sabores, cheiros e músicas diferentes e variadas são encontrados tanto em Istambul quanto em Ancara, capital do país. A região da Capadócia, visitada pela beleza de suas formaçőes geológicas e por sua importância histórica, é uma das mais recomendadas paa turismo
Foto: Getty Images
Arizona, EUA: o estado americano do Arizona é conhecido e visitado por abrigar o Parque Nacional do Grand Canyon, com as paisagens incríveis no vale do Rio Colorado. O Arizona tem um espírito de faroeste e da herança de índios americanos e caubóis. Você pode viver a vida destes últimos em fazendas andando a cavalo em meio a montanhas e planícies, e até aprendendo a fazer rodeios
Foto: stock.xchng / Divulgação
Canadá: as cidades canadenses são reputadas pelo ambiente divertido, com atividades culturais como o Festival de Jazz de Montreal, em junho e julho, e o Festival de Cinema de Toronto, no mês de setembro. Mas a imensidão do país, o segundo maior do mundo, vai muito além das grandes cidades, e o Canadá tem muitas maravilhas naturais como o Parque Nacional de Banff, nas Rochosas canadenses. Alugar um motor-home e pegar a estrada é um ótimo jeito de conhecer o país
Foto: Getty Images
Costa Rica: conhecida como a Suíça da América Central, a Costa Rica é um pequeno país seguro e desenvolvido e que conta com uma das mais ricas biodiversidades do planeta. Da capital San José, Pacífico e Caribe e suas belas praias estão a uma curta distância. O país tem vários parques naturais com fauna e flora abundantes, e muitas belas paisagens de floresta tropical, montanhas, rios e vulcőes
Foto: stock.xchng / Divulgação
Bahia, Brasil: a Bahia tem uma alegria que contagia cada um de seus numerosos visitantes, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. No Pelourinho de Salvador ou pegando o Elevador Lacerda, você sentirá a todo momento um ambiente diferente, único. O carnaval de Salvador de 2012, de 15 a 21 de fevereiro, promete, como todos os anos, agitar muito. E a coisa fica ainda melhor ao passar alguns dias em alguma das inúmeras praias do estado. Trancoso e Itacaré são apenas dois bons exemplos
Foto: Turismo Bahia / Divulgação
Zermatt, Suíça: a 1.620 metros de altura, ao pé do Matterhorm, uma das montanhas mais famosas dos Alpes, e rodeada de trinta e oito picos, Zermatt é a estação de esqui mais meridional da Suíça. Protegida dos ventos, a estação tem um clima agradável e forma parte, junto a Cervinia e Valtournenche, da estação internacional conhecida como Matterhorm Ski Paradise. Zermatt tem hotéis de luxo como o Grand Hotel Zermatterhof
Foto: Switzerland Tourism / Divulgação
Paris, França: qualquer época de qualquer ano é a certa para visitar a Cidade Luz. Suas belas ruas, seus parques, sua mítica torre e seus inúmeros pontos românticos à beira do Rio Sena guardam o mesmo charme ano após ano
Foto: Paris Tourist Office/Henri Garat / Divulgação
Caribe: nada melhor do que um cruzeiro em família, a dois ou com amigos para percorrer as diferentes ilhas do Caribe. A empresa Royal Caribbean oferece trajetos para se esbaldar em um de seus luxuosos navios, conhecendo novos lugares e se divertindo nas diversas atrações a bordo. México, Jamaica, e Saint Maarten são alguns dos destinos visitados; todos eles garantem sol água muito cristalina e ótimas praias
Foto: Royal Caribbean / Divulgação
Tanzânia: no leste da África, a Tanzânia é um dos países mais atraentes do continente para se fazer safáris. As melhores reservas se encontram no norte do país: Ngoro Ngoro, Serengeti e Tarangire têm numerosos animais: leões, elefantes, hienas e hipopótamos são apenas alguns deles, e você os avista em seu meio natural desde uma 4x4 conduzida por um guia especializado. Arusha, principal cidade do norte da Tanzânia, é o ponto de partida para os parques
Foto: Fabiana Bertone / Divulgação
Ilhas Caimã: ao sul de Cuba, três ilhas formam o território das Ilhas Caimã. Os 260 km² das ilhas são dominados por belos panoramas de praias paradisíacas com águas transparentes e areia branca. No litoral oeste da ilha de Grand Cayman existe um ponto imperdível para se fazer snorkeling; trata-se da cidade das raias, onde você pode mergulhar em meio em águas rasas em meio a dezenas destes peixes surpreendentes, acostumados com a presença de humanos
Foto: Cayman Islands Department of Tourism / Divulgação
Jamaica: muito apreciada por turistas a bordo de cruzeiros, a Jamaica tem belas praias e uma cultura ligada à música Reggae. Nos dias 6 de fevereiro, os jamaicanos comemoram com festivais de música na ilha inteira o nascimento de seu maior ídolo, Bob Marley. Durante o mês de julho o festival Reggae Sumfest reúne dezenas de artistas da Jamaica e de outros países e junta mais de 20 000 amantes de música na cidade de Montego Bay em uma grande festa que dura um mês
Foto: stock.xchng / Divulgação
Havaí, EUA: A 5 horas de vôo de Los Angeles, no coração do Pacífico, o arquipélago havaiano é a Meca de surfistas do mundo inteiro. Maui, Oahu, Big Island e Kauai são as principais ilhas do Havaí, nas quais tanto surfistas experientes quanto iniciantes encontram de ondas perfeitas e clima bom o ano inteiro
Foto: HTA / Divulgação
Croácia: ano após ano, a Croácia emerge mais como destino de férias na Europa.Durante os meses de verão, o país é particularmente visitado, principalmente em seu belo litoral com cidades medievais, praias e mar azul. Outra atração da Croácia, no centro do país, fica por conta do Parque dos Lagos de Plitvice, com suas dezenas de lagos e cachoeiras com águas turquesas
Foto: Royal Caribbean / Divulgação
Sardenha: Sardenha é uma ilha italiana do Mar Mediterrâneo, próxima à ilha francesa da Córsega. O interior da ilha tem colinas e montanhas, ideais para trilhas, passeios de carro e bicicleta. Mas o maior atrativo da Sardenha são as praias, muito frequentadas durante o verão. A capital, Cagliari, tem meio milhão de habitantes e é um bom ponto de partida para alugar um carro e percorrer a ilha de sul a norte ou alugar um veleiro e contornar a Sardenha em uma semana
Foto: stock.xchng / Divulgação
Las Vegas, EUA: a "cidade do pecado" vive de agito o ano inteiro. O frenetismo de Las Vegas toma conta de seus visitantes, que passam dias inesquecíveis em suas baladas e cassinos. Cada evento ou acontecimento, seja uma luta de boxe, um show musical, ou um grande torneio de pôquer ,é um bom motivo para visitar Las Vegas
Foto: Getty Images
Alaska, EUA: é uma terra de aventuras, e vida selvagem. Geleiras, fiordes imponentes, montanhas e florestas são apenas algumas das paisagens deste estado americano feito sob medida para aventureiros. Para os menos aventureiros que desejam visitar o litoral do Alaska com conforto, cruzeiros de luxo são uma ótima opção
Foto: stock.xchng / Divulgação
Índia: é um país imenso, com mais de um bilhão de habitantes e realidades e costumes que podem chocar seus visitantes. Mas uma coisa é certa: seja às margens do sagrado Rio Ganges, andando pelas ruas de Nova Deli, em algum dos inúmeros templos da capital ou de cidades como Chennai, ou ao pé das montanhas do Himalaia a espiritualidade é onipresente
Foto: Getty Images
Miami, EUA: a extravagância de Miami é representada pela badalação de Ocean Drive, famosa rua que beira a praia de South Beach, com bares, baladas e carrões. Visitar a cidade em março é uma boa escolha para aproveitar o Festival de Cinema de Miami no começo do mês, ou o Miami Fasion Week, entre os dias 21 e 24
Foto: Getty Images
Sul da França: Assim como Paris tem um lugar especial no coração dos turistas, o sul da França guarda cantos encantadores e que deixam qualquer visitante apaixonado. Desde pequenos vilarejos a cidades badaladas da Côte d'Azur como Nice ou Cannes, passando por Marselha, segunda cidade da França, a região encanta todos os que por ali passam. Praia, sol e a deliciosa gastronomia francesa do Mediterrâneo... quer mais?
Foto: ATOUT France / Divulgação
Lima, Peru: Nos últimos anos a culinária peruana vem se firmando como uma das melhores gastronomias do planeta. Lima, capital do Peru, tem excelentes restaurantes que ficam ainda melhores com vista sobre o Pacífico. Em setembro, o festival gastronômico Mistura reúne o melhor da cozinha peruana durante uma semana. Lima é ponto de passagem para conhecer os Andes (Machu Picchu e Cusco) e a Amazônia. Em janeiro de 2012, Lima será o ponto de chegada do Rally Paris-Dakar, que sai da Argntina
Foto: stock.xchng / Divulgação
Nova York, EUA: Passear pelo Central Park tem um charme indiscutível. Afinal, a Grande Maçã é sempre irresistível.Andar por suas avenidas em meio aos imponentes arranha-céus, comer em Little Italy ou Chinatown, fazer compras e se cultivar em museus como o Guggenheim ou o MoMa, tudo é especial quando você está em Nova York. Nos meses de verão do hemisfério norte, de junho a setembro, diversos parques da cidade recebem mais de cem shows, performances e peças de teatro com entrda livre
Foto: Getty Images
Chile: Graças às suas excelentes estações de esqui como Valle Nevado, Portillo e Termas de Chillán, o Chile virou um dos destinos prediletos de brasileiros na América do Sul. Mas o Chile vai muito além das pistas nevadas: de norte a sul, saindo do aridíssimo deserto do Atacama, até chegar às paisagens de lagos, montanhas e geleiras da Patagônia, o país está repleto de belezas naturais, como Parque Nacional de Torres del Paine, no sul do país
Foto: Fabiana Bertone / Divulgação
Argentina: Buenos Aires é uma cidade cosmopolita, com uma excelente oferta de museus, restaurantes, cafés, baladas e lojas. Além das pistas de esqui de Bariloche e San Martin de los Andes, tem uma grande diversidade de regiões e cidades, da Patagônia, com geleiras, lagos e desertos até o norte, perto da Bolívia. Passando por cidades como Córdoba e Rosário e os vinhedos de Mendoza, o país merece várias viagens para ser descoberta
Foto: stock.xchng / Divulgação
Pantanal: O Pantanal tem quase 200 000 km², dos quais a maior parte no Brasil, mas também pertence à Bolívia e ao Paraguai. Esta região selvagem dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul concentra uma grande biodiversidade com animais como onças pintadas, tamanduás e araras azuis. Turistas que visitam o Pantanal se encantam caçando piranhas em meio a jacarés, montando a cavalo e fazendo excursões de 4 x 4 e bicicleta. A melhor escolha é se hospedar em um hotel fazenda de coturismo
Foto: Visit Brasil / Divulgação
Lençóis Maranhenses, Brasil: A cerca de 260 km de São Luís, capital do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem 270 km² de dunas e lagoas de água doce acumulada com as chuvas, formando paisagens incríveis. Dentro do parque, pousadas e resorts recebem os visitantes de maneira ecológica, para não afetar este lugar único
Foto: Visit Brasil / Divulgação
Londres, Inglaterra:A cidade merece a visita sempre. Mas 2012 será um ano muito especial para a capital inglesa: com a chegada dos Jogos Olímpicos, no final do mês de julho, Londres está melhor preparada do que nunca para receber turistas. Maior oferta hoteleira, estruturas renovadas, e melhoras no transporte público poderão ser aproveitadas tanto pelos que vão visitar Londres entre 27 de julho e 12 de agosto, para os Jogos, tanto para aqueles que forem à cidade durante o resto d ano
Foto: Getty Images
Fernando de Noronha, Brasil: Conhecer Fernando de Noronha é um privilégio para poucos e um sonho para muitos que dariam tudo para visitar este pequeno canto de paraíso do Brasil, mergulhar em suas águas, surfar suas ondas e avistar golfinho que habitam no seu litoral. Cruzeiros de sete dias partem de Natal com direção ao arquipélago, levando passageiros sortudos a uma das maravilhas do país
Foto: stock.xchng / Divulgação
Caminho de Santiago: O caminho de Santiago é uma das peregrinações mais importantes para os cristãos. Na verdade, não existe apenas um caminho de Santiago e, sim, muitas opções para que você escolha o roteiro, afinal, o que importa é o destino: a cidade de Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha.Muitos peregrinos começam pela França e fazem o caminho a pé ou de bicicleta para seguir pelo norte da Espanha, passando por estradas de terra e vilarejos da idade média
Foto: stock.xchng / Divulgação
Ilhas Gregas: As Ilhas Gregas encontram-se, sem dúvida alguma, entre os destinos mais belos da Europa. São mais de 6 mil ilhas, com apenas cerca de 220 delas habitadas. Alguns nomes são míticos: Mykonos, Santorini ou Creta. E o melhor jeito de conhecer várias destas ilhas, em arquipélagos como as ilhas Jónicas ou Cíclades, é em um cruzeiro, parando para passear e se divertindo a bordo e sobre terra firme
Foto: Visit Greece / Divulgação
Aspen, EUA: No coração do Estado americano do Colorado, nas montanhas Rochosas, a cidade de Aspen é um dos destinos de esqui mais badalados. A cerca de duas horas de Denver, capital do Estado, Aspen tem quatro montanhas: Aspen Mountain, Aspen Highlands, Buttermilk e Snowmass. Esta última é a montanha mais vertical do país e é considerada como um dos cenários de esqui mais bonitos do planeta, com uma pista que atravessa um bosque de pinheiros, com picos nevados como pano de fundo
Foto: Divulgação
Tailândia: Muitos turistas conhecem Bangcoc apenas como ponto de passagem para as belas praias de ilhas como Phuket e Koh Samui. Mas a caótica capital da Tailândia, com mercados e templos, também merece alguns dias de visita. A ilha de Kohn Phangan, conhecida por seu festival da lua cheia, onde milhares de jovens se juntam para dançar música eletrônica, recebe também um festival de cinema independente no final de fevereiro
Foto: Thailand Tourism / Divulgação
Whistler, Canadá: A 120 km de Vancouver, no oeste do Canadá, o resort de Whistler recebe mais de dois milhões de esquiadores de novembro a abril a cada ano, na temporada de esqui mais longa do continente. Whistler e sua montanha Blackcomb, incluída na estação, têm nada menos que duzentas pistas de esqui para todos os níveis, além da opção de fazer héli-esqui para os que querem ainda mais adrenalina.
Foto: Divulgação
Indonésia: O imenso arquipélago indonésio tem centenas de praias fantásticas em seu belo litoral. As praias são ótimas para relaxar, surfar, mas também para mergulhar. Com mais de 13 mil ilhas tropicais e desertas, 3 mil espécies de peixe e 600 espécies de coral, a Indonésia tem pontos em lugares como as Ilhas Banda ou Bali, onde tanto mergulhadores iniciantes como experientes encontram a alegria de explorar águas límpidas e observar a fauna variada
Foto: Getty Images
Ilhas Galápagos, Equador:A cerca de 1000 km do litoral do Equador, as Galápagos são um paraíso para amantes da natureza prontos para explorar o máximo possível das58 ilhas. Um excelente jeito de conhecer a vida desta reserva natural única no planeta é embaixo d'água. Pouco recomendado para mergulhadores iniciantes, o mergulho nas Galápagos permite avistar tartarugas gigantes, tubarões e outros animais
Foto: Jaime Borquez / Divulgação
San Martin de Los Andes, Argentina: A cidade, na província Argentina de Neuquén, fica às margens do lago Lácar. Mas não é a charmosa cidade com ares de Suíça argentina que atrai turistas, e sim a estação de esqui de Chapelco, a poucos minutos de carro de San Martin de Los Andes. Suas pistas estão entre as melhores da Argentina e é mais tranquila do que as de Bariloche. A estação de Chapelco tem vistas para montanhas nevadas e lagos. O local é conhecido como a região dos see lagos
Foto: Divulgação
Sharm el Sheikh, Egito: Além de pirâmides e vestígios históricos da época dos faraós, o Egito tem o privilégio de ter uma boa faixa de litoral do Mar Vermelho. No sul da Península do Sinai, a cidade de Sharm el Sheikh é a porta de entrada para alguns dos melhores pontos de mergulho do planeta. As águas calmas do parque nacional de Ras Mohammed têm uma fauna rica, mas se destacam principalmente pelos seus numerosos corais coloridos
Foto: Getty Images
Itália: De norte a sul, passando da fronteira com a França até a ponta da ¿bota¿, a Itália merece a visita. Se a beleza de cidades como Roma e Veneza e do litoral e áreas rurais não for suficiente, a gastronomia italiana faz do país um destino totalmente irresistível. Então, seja para visitar monumentos, curtir as praias do Mediterrâneo ou se deliciar com vinhos, presuntos, queijos e, claro, uma boa pizza, a Itália merece ser incluída no roteiro
Foto: Getty Images
Tibet: Apesar de ser uma província da China, o Tibet luta por sua independência e pode se dizer que este território encravado nas montanhas do Himalaia tem uma independência mental e espiritual. Com uma forte tradição budista, o Tibet tem inúmeros grandes templos espalhados na capital Lhasa e no resto do território. Lhasa, situada a 3.700 metros acima do nível do mar, tem como principal destaque o imponente Palácio de Potala, antiga residência do Dalai Lama
Foto: stock.xchng / Divulgação
Jerusalém, Israel: Jerusalém é uma das cidades mais carregadas de história e é sagrada para três das principais religiőes do mundo: judaísmo, islã e cristianismo. A cidade velha conta com vestígios e lugares sagrados para as três religiőes: o muro das lamentaçőes para judeus, a esplanada das mesquitas para os muçulmanos e a Basílica do Santo Sepulcro para os cristãos são apenas alguns desses lugares históricos e cheios de espiritualidade
Foto: Go Israel / Divulgação
Marrocos: Separado da Europa pelo estreito de Gibraltar, o Marrocos é a porta de entrada para o exotismo do norte africano. Os litorais do Atlântico e do Mediterrâneo, o deserto do Saara, as montanhas do Atlas, e as cidades de Marrakesh e Casablanca fazem parte do grande leque de atraçőes do país. Nos meses de junho, a cidade de Fez recebe o Festival de Musicas Sagradas do Mundo, com músicos do mundo inteiro tocando nos palcos da Medina, parte antiga da cidade
Foto: Moroccan National Tourist Office / Divulgação
Termas de Chillán, Chile: A 400 km de Santiago, Termas de Chillán é um dos principais centros de esqui do Chile, com 28 pistas, incluindo a de Las Três Marias, pista mais longa da América do Sul, com 13 km. Para relaxar após um dia de esqui, ou simplesmente para aqueles que preferem ficar no hotel a descer as pistas, Termas de Chillán tem nove piscinas termais com qualidades curativas