PUBLICIDADE

AquaRio: o que ver e como chegar ao aquário marinho do RJ

Maior aquário da América do Sul reúne mais de 350 espécies, inclusive ameaçadas, e oferece atividades de educação ambiental

30 mai 2024 - 15h24
Compartilhar
Exibir comentários

O nome mesmo é Aquário Marinho do Rio de Janeiro, mas para os íntimos dá para chamar apenas de AquaRio - com trocadilho incluído. Inaugurado em 2016 no bairro da Gamboa, na região do Píer Mauá, a estrutura é a maior do tipo na América do Sul.

O Recinto Oceânico, popular Tancão, é a grande atração do AquaRio, com direito a passagem subaquática em um túnel panorâmico para visualizar as espécies
O Recinto Oceânico, popular Tancão, é a grande atração do AquaRio, com direito a passagem subaquática em um túnel panorâmico para visualizar as espécies
Foto: AquaRio/Divulgação / Viagem e Turismo

Em uma área de 26 mil metros quadrados nos quais se espalham 28 tanques, a estrutura dá a oportunidade de conhecer 350 espécies diferentes que habitam os oceanos.

Atualmente há cerca de 10 mil animais em exposição, o que inclui uma grande variedade de peixes, tubarões e até mesmo espécimes de cavalos-marinhos que só existem no litoral brasileiro e hoje estão ameaçadas de extinção.

Além das vistas para os diversos tanques, o ponto alto do AquaRio é o chamado Recinto Oceânico, popular Tancão. Com sete metros de altura e um túnel transparente, o ambiente acumula 3,5 milhões de litros d'água e faz grande sucesso com a criançada, mas impressiona também os adultos.

AquaRio também oferece atividades educativas

Com uma estrutura que remete aos melhores aquários do mundo, o AquaRio acaba sendo também uma boa pedida para excursões com fins educacionais. O local oferece tours para visitas escolares, em grupos de 35 alunos acompanhados pelo professor, além do guia do próprio aquário.

Mais do que receber estudantes, a estrutura também tem parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) para elaboração de projetos de conservação da vida marinha.

Entre os estudos atualmente promovidos nos tanques do AquaRio, destaque para o cultivo de corais e o desenvolvimento de técnicas capazes de promover a sobrevivência desses ecossistemas delicados, que sofrem constante ameaça da ação humana e da mudança das temperaturas nos mares.

Como chegar ao AquaRio

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro está localizado na Praça Muhammad Ali e pode ser acessado tanto em veículos particulares quanto através do transporte público. Para quem pega o metrô, é possível seguir até a estação Cinelândia, pegando a seguir o VLT-01 na direção Rodoviária e descendo na estação Utopia AquaRio; veja um roteiro de VLT pela região.

Também é possível incluir a visita ao AquaRio em um único passeio com outras atrações da região: o local fica a cerca de 20 minutos de caminhada do Museu do Amanhã, e é possível ir de uma atração à outra a pé, passando por diversos grafites.

Serviço

Onde? Praça Muhammad Ali - Via Binário do Porto, s/n - Gamboa

Quando? De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h.

Quanto? Ingressos por R$ 120 (há desconto para moradores do Estado do Rio de Janeiro); saiba mais.

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade