10 viagens bate e volta para fugir da correria das capitais

Para quem quer dar uma escapadinha da loucura das grandes cidades, mas não pode ir para muito longe, confira algumas opções

25 jan 2016
08h00

Trânsito, barulho, estresse e muita, mas muita correria. Se você vive em uma metrópole, com certeza, já sentiu falta de um pouco de sossego. Para quem quer dar uma escapadinha da loucura das grandes cidades, mas não pode ir para longe, confira a seguir uma lista com opções de bate e volta.

Foto: Zé Carlos Barretta / Creative Commons

Juquitiba (70 quilômetros de São Paulo)
Quem está na capital paulista e deseja apostar na combinação aventura e contato com a natureza, pode dar um pulinho em Juquitiba. A cidade conta com opções para a prática de rafting, arvorismo e tirolesa. Tudo isso tendo como pano de fundo os belos cenários da Serra do Mar, que incluem cachoeiras, áreas para camping e uma fauna diversificada.

Foto: Rafa Alves / Creative Commons

São Roque (65 quilômetros de São Paulo)
Tradicional na produção do vinho, São Roque oferece um roteiro capaz de agradar aos mais exigentes amantes da bebida. No total, são 31 estabelecimentos localizados em três diferentes vias. Já quem viaja com crianças pode curtir as atrações do Ski Mountain Park, que simula uma estação de esqui em pleno interior paulista.

Foto: Eternity / Creative Commons

Lumiar (170 quilômetros do Rio de Janeiro)
Se você está na Cidade Maravilhosa e quer interagir com a natureza em temperaturas mais amenas, uma boa pedida é a vila de Lumiar, localizada dentro do município de Nova Friburgo. O destino, que fica a 700 metros de altitude, reúne belas cachoeiras e cascatas. No local, também é possível fazer passeios de jipe, de cavalo ou mesmo de bicicleta, além de aproveitar um belo piquenique.

Foto: Tupungato / Shutterstock

Morretes (45 quilômetros de Curitiba)
Fundada em 1733, a cidade de Morretes é uma autêntica vila colonial em pleno século XXI. A arquitetura local é uma atração em si, reunindo belas igrejas e uma estação ferroviária, datada de 1885. É possível alugar uma boia para percorrer o rio Nhundiaquara, que cruza a cidade. Já os mais radicais podem visitar o Parque Estadual Pico do Marumbi, que tem picos de escalada, e cachoeiras com mais de 50 metros de altura 

Foto: iladm / Shutterstock

Ilha do Mel (110 quilômetros de Curitiba)
Repleta de praias desertas e manguezais, a Ilha do Mel é destino imperdível para quem busca um lindo cenário para relaxar. No local, que só é acessível de barco, é possível fazer trilhas, passeios de bicicleta, pescar, mergulhar, surfar e voar de paraglider e parapente. Outro destaque da ilha é a gastronomia, com restaurantes que servem típicos pratos locais, como farofa de mexilhões e moqueca.

Foto: Flávio Miguel / Creative Commons

Canela (85 quilômetros de Porto Alegre)
A cidade dispõe de opções para agradar toda a família. As crianças podem ser divertir no Alpen Park, que tem desde tirolesas até montanhas russas, ou no Mundo a Vapor, um museu de máquinas a vapor que reúne locomotiva, barco e trator. Os que gostam de natureza podem fazer trilhas nos parques do Caracol e da Ferradura. Canela ainda conta com o Museu da Moda, com modelos feitos à mão que representam trajes de várias civilizações.

Foto: Cesar Cardoso / Creative Commons

Gramado (80 quilômetros de Porto Alegre)
Outra opção para quem quer dar uma escapada da capital Gaúcha é Gramado, que oferece várias atrações para a garotada. Destaque para Snowland, um parque temático que permite a prática de esportes na neve, como esqui e snowboard. Já o Mini Mundo é um pequeno museu onde tudo é 24 vezes menor do que a realidade. No local, estão réplicas em miniatura de famosos prédios de todas as partes do mundo.

Foto: Alf Ribeiro / Shutterstock

Mata de São João (55 quilômetros de Salvador)
Com lindas paisagens costeiras, o município é famoso por conta da Praia do Forte, que reúne lindas piscinas naturais, dunas e coqueirais. No total, são 12 km de praias de mar calmo e águas límpidas. Para completar, o lugar reúne outras belezas naturais, como lagoas, cachoeiras e uma grande área de mata atlântica preservada.

Foto: Nessa Gnatoush / Shutterstock

Praia dos Carneiros (85 quilômetros de Recife)
Considerada uma das mais belas praias do país, ela tem cerca de cinco quilômetros de extensão e é cercada por grandes coqueiros. O local se destaca por suas águas rasas, claras e mornas, e pelos arrecifes que formam piscinas naturais quando a maré está baixa.

Foto: Claudia Regina / Creative Commons

Brumadinho (40 quilômetros de Belo Horizonte)
Com ares interioranos, a cidade tem como principal atração o Instituto Inhotim. Instalado em uma antiga fazenda, o instituto oferece ao visitante um museu de arte contemporânea e um belíssimo jardim botânico. No acervo, estão mais de 500 obras de nomes como Hélio Oiticica e Vik Muniz. Já o jardim botânico abriga mais de quatro mil espécies de plantas, além de cinco lagos ornamentais. 

Fonte: Passo Avanti

compartilhe

publicidade