Tome cuidado com seu gato preto no Halloween!
Dados recentes da Cobasi Cuida mostraram que, em 2024, os felinos foram os mais abandonados; animal costuma ser visto como sinônimo de azar no Dia das Bruxas
Por mais que o filme 'Flow' tenha feito o número de adoções aumentar, ainda assim, os dados recentes da Cobasi Cuida mostraram que, em 2024, os gatos pretos foram os mais abandonados. As 18 ONGs do Grupo Love contaram que 21% dos animais que estiveram para a adoção entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, eram os felinos. Dessa forma, é necessário dobrar os cuidados para com eles no Halloween.
"Infelizmente, ainda existe um preconceito enraizado contra os gatos pretos. Muitos ainda os associam a má sorte ou energias negativas, o que pode levar a maus-tratos e abandono, especialmente nessa época do ano. É importante desmistificar isso e mostrar que os gatos pretos são tão amorosos, dóceis e especiais quanto qualquer outro pet, e merecem todo o cuidado e respeito", disse a veterinária, Mayara Andrade, ao portal 'IG'.
A superstição por trás do gato preto
Na Suméria, durante a Idade Média, as mulheres eram responsáveis por produzierem cerveja e, coincidentemente, foi aí que surgiram as histórias das bruxas. O motivo? Elas utilizavam caldeirões para ferver os grãos e chapéus para avisar que o produto estava pronto. Assim, os clientes podiam ver o acessório de longe e, quando chegassem perto, notariam também a vassoura, que ficava encostada na porta da casa com o mesmo intuito.
Já o gato preto, por sua vez, estava sempre ao lado delas, pois, onde há celeiros com grãos, existem ratos. Ou seja, ele entra no papel de predador. Ademais, essas mesmas mulheres também trabalhavam com ervas e unguentos - as antigas pomadas medicamentosas. E, assim, os felinos ajudavam a manter a higiene do local. "Acreditava-se que todo gato preto podia carregar uma alma humana. Nesse caso, a da bruxa. Então não adiantava matar a bruxa se o felino estivesse ao lado", conta a taróloga Fernanda Arjona.
Por fim, a especialista conta que a cor preta, para muitas pessoas, remete às trevas e escuridão. Ademais, durante a noite, nas ruas, é possível ver apenas os olhos do gato preto. "Com isso, os homens ficaram assustados e passaram a encarar o felino como um animal traiçoeiro". Consequentemente, toda essa convicção do imaginário das pessoas da época levou à esta narrativa de medo.
Então mantenha seu gato preto por perto, dentro de casa, e proteja os felinos que estiverem em perigo nas ruas.