Tomar banho diariamente não é uma recomendação universal para todos os seres humanos e a ciência explica o porquê
O hábito de tomar banho todos os dias é uma construção social
Em muitas partes do mundo, ao contrário de como é no Brasil, tomar banho todos os dias não é comum. Determinar quantas vezes por semana é bom tomar banho é um tópico de debate aberto, pois tudo tem nuances e vários fatores podem determinar se o banho diário é bom ou ruim.
Um dos principais estudos sobre o assunto foi realizado pela Harvard Health Publishing, e os primeiros dados divulgados são conclusivos.
De acordo com o estudo de Harvard, quase dois terços da população dos Estados Unidos tomam banho diariamente, enquanto 80% dos australianos o fazem. No entanto, a China é um caso único, com pelo menos metade de sua população tomando banho apenas duas vezes por semana.
Muitas pessoas pensam que o motivo pelo qual as pessoas em certos países tomam banho diariamente, ou quase diariamente, tem mais a ver com questões sociais do que com saúde.
O principal motivo é a preocupação com o odor corporal, com a necessidade de enxugar o suor após o exercício ou com a necessidade de acordar e se exercitar (uma técnica que funcionou muito bem para mim durante aquelas noites na universidade).
Leia também: Tomar banho também tem regra, e quase ninguém segue, segundo especialistas
Problemas de pele
Apesar disso, existem condições médicas que impedem o banho diário. Entre elas, estão doenças respiratórias, como DPOC ou asma aguda, mas afetam particularmente doenças de pele, como certas infecções, psoríase e dermatites.
...
Veja também
Dermatite: o que é, causas e como tratar
Isso é o que acontece com a sua pele quando você toma banho quente todos os dias