"Tenho varizes. Preciso operar?" Essa especialista revela tudo que alguém com varizes precisa saber
Condição, que afeta 38% da população brasileira, pode ser tratado com diferentes técnicas
É muito comum ver pacientes que sofrem com varizes acharem que a única forma de tratamento é a cirurgia. Afinal, essa condição é constantemente associada a uma sala de cirurgia, meias de compressão e uma recuperação dolorosa. Mas graças ao avanço da medicina, não é mais assim.
A cirurgia ainda é comum e necessária para casos mais avançados, mas alternativas menos invasivas e igualmente eficazes têm ganhado destaque nos últimos anos. O que é ótimo e ajuda a atender uma parcela significativa da população, já que segundo o levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), esse problema afeta cerca de 38% da população adulta brasileira.
Veja três destas alternativas para tratar as varizes.
1. Escleroterapia com espuma
Este tratamento é rápido, praticamente indolor e pode ser feito em consultório. Neste tratamento, uma substância esclerosante em forma de espuma é injetada diretamente nas veias afetadas. A espuma causa uma irritação na parede da veia, fazendo com que ela se feche e, eventualmente, seja reabsorvida pelo corpo. O procedimento é bastante simples e o paciente pode retomar suas atividades logo após a sessão.
2. Laser transdérmico
O laser transdérmico é especialmente eficaz para varizes menores e vasinhos. Este tratamento é minimamente invasivo e utiliza a energia do laser para tratar as veias afetadas.
...
Veja também
Varizes: tipos, como evitar e tratamento
Essa doença de idosos atinge cada vez mais adolescente e preocupa médicos
Meias elásticas: elas realmente são boas para a circulação?
Por que as pernas incham no calor?
Varizes pélvicas na gravidez: veja sintomas e saiba como tratar