Terapeuta lança livro sobre como reconquistar o ex: 'sumir é o segredo'

Segundo Paula Cassim, as instruções são baseadas nos dois aspectos que nenhum ser humano suporta: a perda e o desprezo

14 mai 2013
16h40
atualizado às 16h42
  • separator
  • comentários

Um amor à primeira vista, uma paixão arrebatadora, uma separação repentina e o tão esperado final feliz: a receitinha faz de comédias românticas e novelas sucesso no mundo todo. Quem nunca esperou até o fim de uma produção só para ver o reencontro de um casal apaixonado? Mas a vida real não é tão cheia de flores e, por vezes, a tentativa de reconquista termina em decepção. O livro Como Reconquistar seu Ex, da jornalista, terapeuta e cronista Paula Cassim, indica justamente atitudes que podem evitar “quebrar a cara” e ajudar a reconstruir o relacionamento. “Sumir é o segredo”, defende.

Quem colocou o ponto final na relação é quem deve iniciar o próximo parágrafo, sugere a principal ideia da publicação que nasceu após mais de 10 anos de crônicas sobre relacionamento. O vocabulário usado tem como foco as mulheres, mas também serve para homens interessados em trazer de volta a amada. “Trabalhamos com dois aspectos que nenhum ser humano suporta: a perda e o desprezo”, justifica Paula.  O livro não lista atitudes a serem tomadas para reconquistar o ex, mas sim as que não devem entrar na prática, para que ele volte por vontade própria.

Insistir em uma segunda chance por telefone ou sms, se aliar a amigos do ex, se preocupar com ele ou comemorar o pneu furado só para ter uma desculpa para ligar integram os principais erros no jogo de reconquista. Demostrar que está ótima com uma série de fotos em baladas e eventos nas redes sociais? “Quem está bem não fala”, diz Paula. Ou seja, com um pouco de inteligência o ex entenderá que pretende atingi-lo.

“Desapareça. Suma”, aconselha a autora. “Não saia com amigos em comum, não fique ligando para familiares, não desfile no caminho por onde ele passa, não faça nada para chamar atenção ou para que ele fique sabendo”, completou. Se o ex arrumar outra no período de ausência, crises de ciúme estão proibidas. Ninguém deixa de amar do dia para a noite, nem esquece um grande amor ao ficar com outra pessoa, segundo Paula, a questão é descobrir o motivo real da separação.

Confira a seguir entrevista completa com a autora do livro Como Reconquistar o Ex , saiba reconhecer a causa do fim do relacionamento e se existe um novo amor na jogada.

Terra - Como saber se o fim do amor foi o motivo para o término do relacionamento?
Paula Cassim - Em primeiro lugar, é preciso sentir como era a relação com ele, analisar os erros e principalmente a forma como ele te tratava. Ninguém deixa de amar do dia para a noite, ninguém esquece um grande amor ao ficar com outra pessoa. Mas também temos que enxergar que costume não foi e nunca será amor. Até que ponto a relação de vocês era um grande costume do ‘todo dia, na mesma hora’ ou  o verdadeiro amor de uma vida?

Terra - Como decidir se vale a pena tentar reconquistar o ex?
Paula Cassim - Quando consegue enxergar que o relacionamento é uma via de mão dupla, ou seja, que se dá à medida do que se recebe. Quando consegue admirá-lo pelo profissional, amigo e bom namorado que ele é.  Se só enxergar defeitos ou acreditar que ele vai mudar e passar a ser exatamente do jeito que você quer, não vale a pena. Ou você o admira, passa a aceitá-lo em seus defeitos e qualidades, na alegria e nos desentendimentos, ou não tem  por quê voltar. É preciso colocar na balança tudo o que ocorreu de desagradável, se compensa voltar e estar disposta a perdoar.

Terra - Quais são as regras para uma reconquista bem sucedida?
Paula Cassim - O segredo é sumir. Vá cuidar de você, faça cursos, mude o visual e compre roupas novas. Ficar chorando em casa só fará ele se afastar ainda mais. Quem quer alguém assim ao lado? A palavra de ordem é ocupe-se. Não fique com medo de ele arrumar outra, precisa fazê-lo pensar que você finalmente aceitou o término do relacionamento e pode arrumar alguém novo. Você precisa plantar a dúvida na cabeça dele, aquela pulguinha. Se você sumir por uma semana e no oitavo dia, em um ato de impulso, for atrás dele, lembre-se que vai te tratar mal e terá que recomeçar da estaca zero.

Terra - Quais erros atrapalham na luta para trazer o ex de volta?
Paula Cassim - Número 1: Insistir. Ligar, mandar mensagem no celular, mandar e-mail para voltarem. Número 2: Se aliar a amigos em comum, amigos só dele ou ainda à família do ex. Não peça conselhos, não saia com ninguém do círculo familiar ou de amizade dele, mesmo que sejam amigos em comum. Não faça nada com o propósito de ele ficar sabendo. Número 3: Se preocupar com ele. Não fique pensando na possibilidade de ele se esquecer de tomar o remédio que você costumava lembrá-lo  ou se não acordar porque você  era o despertador pessoal dele. Número 4: demonstrar que está ótima. Quanto mais ficar avisando ao mundo que está bem, que sua vida está maravilhosa e ficar postando fotos de baladas, pior. Quem está bem não fala. Ele saberá que está fazendo isso forçada e por consequência que ainda se preocupa com ele. Número 5: Não use desculpas. Se furar o pneu, você pode até sentir vontade de usar isso como desculpa para ligar para ele te socorrer, mas é um erro mortal. Não demonstre dependência, mostre que se vira bem sozinha.

Terra - Os homens só põem fim a um relacionamento quando já têm outra mulher em vista?
Paula Cassim - É certo que muitos não conseguem ficar sozinhos e, por este motivo, talvez até por medo de rejeição, desprezo ou autoafirmação, acabam arrumando outra pessoa quando estão a fim de terminar o relacionamento. Não é que ele esteja completamente interessado em outra e por isso terminou tudo contigo. Na verdade, precisa de um step. Acaba procurando outra que o aceite, que goste dele e quando tem a certeza de que sozinho não ficará, termina.

Terra - Como descobrir se existe uma nova mulher?
Paula Cassim - Descobrir este tipo de coisa está fácil, pelas redes sociais de amigos e câmeras espalhadas em quase todas as baladas com transmissões ao vivo pela internet. Mas, de que adianta saber se ele terminou por causa de outra pessoa? De que adianta descobrir quem ela é, ir atrás, fazer barraco e se tornar motivo de risada da turma? Quanto mais você espernear, mais ele ficará com ela. O melhor é fazer o tipo “não estou nem aí” e usar a descoberta para se arrumar e se cuidar três vezes mais, para que o ex veja o que está perdendo.

Terra - Como reconquistar o ex se ele já estiver em um novo relacionamento?
Paula Cassim - O melhor a fazer é não se importar, ou pelo menos fingir. Desapareça, suma e não dependa mais dele para nada.  Não saia com amigos em comum, não fique ligando para familiares, não desfile no caminho por onde ele passa, não faça nada para chamar atenção ou para que ele fique sabendo. Pare de ligar, de mandar mensagens e de insistir. No dia em que ele se perguntar o porquê você não está mais atrás dele, a mágica começa a acontecer.

Terra - Como provocar ciúmes para o ex pode impactar no processo de reconquista?
Paula Cassim - Não funciona em hipótese alguma. Há quem diga que o homem só dá valor quando perde. Mas não é que ele só percebe quando te vê com outro, mas sim quando vê você sozinha, firme e o desprezando. Ficar com outra pessoa só dará a certeza de que você nunca o amou de verdade. Afinal se o ama como sempre disse, por que tentaria começar uma nova história com alguém? Não precisa sair por aí fazendo coisas que nunca fez, indo a lugares que nunca foi ou postando fotos de baladas para mostrar o quanto está bem e feliz sem ele. Tudo isso só piora, seja você mesma.

Terra - Chorar ou dizer “não sei viver sem você” prejudicam a reconquista?
Paula Cassim - Muito. O ex terá certeza de que te tem nas mãos. Ele vai sair e ficar com outras, pois sabe que quando se cansar é só te chamar que você vai correndo. Se sempre agiu desta forma, pode usar a seu favor: o ex está acostumado com você implorando para ficar com ele e quando parar de agir assim, ele sentirá a diferença. Se perguntará: ‘cadê a louca que não vivia sem mim? Por que ela não ligou mais? Será que ela já está com outro?’.

Livro pode ser encontrado em diversas livrarias, preço sugerido R$ 29
Livro pode ser encontrado em diversas livrarias, preço sugerido R$ 29
Foto: Divulgação

Terra - Existe algum momento em que ligar para o ex é permitido?
Paula Cassim - O ideal é não ligar mais. Não use desculpas, não ligue para pedir algo seu que ficou com ele, o telefone de alguém ou para perguntar qualquer coisa. Não mande e-mail, não reencaminhe correntes, simplesmente suma. Se tiver vínculos com o ex, como estudos, trabalho ou filhos, fale somente o necessário. Não trate bem nem mal, evite contato. Quando ele perceber a mudança, dará um jeito de chamar a atenção, mas não chegará de cavalo branco, tampouco com rosas vermelhas nas mãos. O ex começará testando até que nível você não se importa mais com ele.  Se você se derreter toda ou tratá-lo muito mal ele saberá que nem tudo está perdido. Seja atenciosa, não faça perguntas, não queira saber como ele está e responda somente o que ele perguntar.

Terra - Depois que acontece a reconquista, como manter a relação?
Paula Cassim - O erro maior é deixar o relacionamento cair na rotina, quando acaba a atração. Faça programas como bares em casa, futebol na TV com cervejinha e petiscos, tardes de filmes e noites de vinho com música. Deixe todo o ciúme e a insegurança de lado, pois se ele está com você é porque é com você que ele quer estar. Não brigue com ele por causa de ex-namoradas que insistem em manter contato. Não toque em assuntos que causam brigas, seja leve. Se o namorado se distanciar, jamais pergunte o que ele tem, simplesmente se ocupe e fique indisponível também. Se ele te tratar indiferente ao telefone, pare de ligar até que ele sinta falta. Não cobre, não ligue demais, não insista, não seja insegura e nem tenha ciúme excessivo.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade