Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Sêneca, filósofo estoico: "Tudo o que nos chega pelo desejo é estranho."

O antídoto para o impulso constante de comprar foi descoberto por um romano há dois mil anos. Desde então, a filosofia e a psicologia têm confirmado de forma consistente suas descobertas.

14 set 2026 - 11h09
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Estimulada pelo excesso de anúncios nas redes sociais, a autora reflete sobre o consumismo contemporâneo e questiona se suas compras decorrem de necessidades genuínas ou de manipulações externas. Respaldada pelo estoicismo de Sêneca, ela pondera que os bens materiais e até os próprios desejos de posse são estranhos à nossa essência, destacando que apenas o tempo nos pertence verdadeiramente, em contraste com a insatisfação constante gerada pelos estímulos do consumo desenfreado.
Gemini
Gemini
Foto: Minha Vida

Outro dia, sentada no sofá, absorta por uma infinidade de anúncios, me perguntei quando foi a última vez que comprei algo por uma necessidade genuína. Eu realmente precisava daquele sérum de PDRN ou fui apenas influenciada pelos inúmeros vídeos do TikTok que afirmavam sua eficácia? E aqueles tênis? Eu precisava deles ou apenas os queria? Toda vez que abro meu celular, surge uma necessidade que eu não tinha cinco minutos antes. E percebi que essa carência não vem de dentro de mim, mas dos estímulos que me cercam.

"Todas as coisas, Lucílio, são verdadeiramente estranhas a nós; somente o tempo é verdadeiramente nosso", escreveu o filósofo Sêneca em suas "Cartas a Lucílio". Tudo o que é material pode desaparecer de nossas vidas a qualquer momento, e o curioso é que nem mesmo o desejo de possuir todas essas coisas é verdadeiramente nosso.

Leia mais: Sêneca, filósofo: "Para ser feliz, você deve eliminar duas coisas: o medo de um mal futuro e a lembrança de um mal passado"

O mecanismo da insatisfação constante

...

Veja mais

Veja também

Sêneca, filósofo estoico: "Tudo o que nos chega pelo desejo é estranho."

Rakidag, especialista em arrumação e limpeza: "Para limpar o rejunte do chão, misturo água oxigenada e duas gotas de sabão em um frasco de ketchup."

Leticia Pérez, especialista em limpeza: "Para que as toalhas saiam macias da máquina de lavar, costumo adicionar vinagre e um punhado de sal grosso."

Meik Wiking, especialista em pesquisas sobre felicidade: "As pessoas mais felizes no trabalho seguem a regra dos três metros".

"Quando eu estava servindo ao próximo, por alguns instantes, aquela dor parecia doer menos": os efeitos do voluntariado na saúde e solidão

Minha Vida
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra