PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Sem tempo? Nutricionista dá 5 dicas para não pular refeições

São orientações para quem treina e para aqueles que não se exercitam

22 jun 2023 - 08h01
(atualizado às 21h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma refeição equilibrada é vital para o cumprimento das nossas atividades diárias, não é mesmo? Só saber o que se deve comer e beber em determinada hora do dia para que a nossa saúde não seja pega de surpresa. Porém, há quem goste de "deixar para lá" na hora de se alimentar. Então, veja na sequência o conjunto de cinco dicas para não pular refeições.

Antes de mais nada, o que acontece quando alguém descarta uma refeição?

"Quando ficamos com muita fome devido ao jejum prolongado, é mais provável que tenhamos tendência a comer em excesso e escolher alimentos pouco saudáveis. Isso pode levar ao consumo de calorias em excesso, ganho de peso e dificuldade em manter uma alimentação equilibrada", afirma a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Patrícia De Moraes Portilho.

As cinco dicas para não pular refeições

Organização

"Reserve um tempo no final de semana ou em um momento mais tranquilo para planejar suas refeições e preparar alimentos saudáveis. Isso pode incluir cozinhar em lotes e armazená-las em recipientes adequados para fácil acesso ao longo da semana. Ter refeições prontas ou ingredientes pré-preparados facilita o processo de alimentação regular durante o dia", cita Patrícia.

Opções saudáveis

Não encontra tempo para preparar aquele prato leve e saudável em alguma hora do dia? Sem problemas! Carregue alguma opção saudável para se encaixar em qualquer hora do dia.

"Tenha sempre opções de lanches saudáveis, como frutas, oleaginosas, iogurte, barras de cereais integrais ou vegetais cortados em porções. Esses alimentos podem ser facilmente transportados e consumidos em momentos de pausa durante o dia, ajudando a evitar longos períodos sem comer", admite a profissional.

Por exemplo, essa receita de Overnight Oats, do Guia da Cozinha, é ótima para diversos momentos do dia:

Horários fixos

Essas definições lhe ajudam, mesmo quando surgem os imprevistos diários, ou seja, não atrapalha no cumprimento de uma refeição.

"Mesmo que seu dia esteja cheio, tente estabelecer horários fixos para suas refeições principais. Determine momentos específicos para o café da manhã, almoço e jantar e tente segui-los sempre que possível. Isso ajudará a regularizar seu sistema digestivo e fornecerá uma estrutura para sua rotina alimentar", diz.

Pausas

"Mesmo que você esteja ocupado, é importante reservar um tempo para fazer uma pausa e se concentrar em suas refeições. Evite comer enquanto trabalha ou realiza outras atividades. Dedique um momento para saborear e apreciar sua comida, permitindo que seu corpo e mente se concentrem na alimentação adequada", orienta.

Hidratação

"Lembre-se de beber água ao longo do dia. A desidratação pode muitas vezes ser confundida com a sensação de fome. Tenha uma garrafa de água com você e faça pausas regulares para se hidratar. Isso também ajudará a controlar o apetite e manter uma rotina alimentar mais equilibrada", termina Patrícia De Moraes Portilho.

Cinco dicas para não pular as refeições - Shutterstock
Cinco dicas para não pular as refeições - Shutterstock
Foto: Sport Life
Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade