Se eu arrancar um fio branco, vai nascer mais no mesmo lugar? Mitos e verdades sobre cabelos grisalhos que vão te surpreender, segundo especialista
Além do envelhecimento natural e dos fatores genéticos associados, o embranquecimento dos fios pode também estar relacionados com a deficiência de algumas vitaminas, alterações da tireoide e algumas doenças autoimunes, como o vitiligo
Há quem prefira assumir, cuidar, disfarçar ou até exibir com orgulho - e há também quem não consiga imaginar encontrar um único deles na cabeça. Sim, estamos falando dos cabelos brancos, tema que desperta curiosidade e emoções distintas, sobretudo entre mulheres maduras.
Segundo o Dr. Fraga Neto, médico e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), o surgimento dos fios brancos é um processo natural do envelhecimento. "À medida que vamos envelhecendo, nossos melanócitos (células produtoras de melanina) começam a ser menos eficientes, e nossos fios vão gradualmente perdendo sua cor, ficando brancos ou grisalhos", explica. Essa mudança é principalmente influenciada pela genética, que determina quando e como o processo começa.
Apesar disso, o especialista ressalta que outros fatores também podem acelerar o embranquecimento. Alterações na tireoide, doenças autoimunes como o vitiligo e até deficiências nutricionais podem interferir na coloração dos fios.
"A deficiência de algumas vitaminas, como são as do complexo B, especialmente a B12 e D, pode contribuir principalmente para o surgimento precoce dos cabelos brancos. A falta de ferro e zinco também pode influenciar na despigmentação dos fios. Porém, é importante ressaltar que os fatores genéticos e o envelhecimento natural são as principais causas", destaca Dr. Fraga Neto.
Em um momento em que cada vez mais mulheres têm ressignificado a beleza madura, ent...
Matérias relacionadas
Virgínia Fonseca vai ao salão e se surpreende com detalhe inesperado: 'Muito cabelo branco'. Veja!