Xantelasma: especialista explica condição que fez homem 'vazar' colesterol pelas mãos
Dermatologista Viviane Scarpa explicou ao Terra Agora o que é e o que causou os nódulos
Um homem desenvolveu nódulos amarelos nas mãos, cotovelos e pés após passar meses fazendo uma dieta baseada em produtos de origem animal. De acordo com o American Medical Association (JAMA), que divulgou o caso, o quadro se chama xatelasma e acontece quando há uma grande quantidade de colesterol e gordura no organismo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Foram vários quilos de queijo, manteiga e carne. O caso chamou atenção na última semana por parecer ser muito incomum. No entanto, de acordo com a médica dermatologista Viviane Scarpa, é mais comum do que se imagina.
De acordo com ela, podemos encontrar essa mesma condição nos tendões, no estômago e entre outros. “O depósito de gordura mais comum que as pessoas conhecem é o xantelasma que se dá na pálpebra. Provavelmente você já deve ter visto alguém que tem uma mancha amarela, é o que a gente vê de mais comum”, conta em entrevista ao Terra Agora de quinta-feira, 6.
O excesso de colesterol, assim como aconteceu com o homem estadunidense, pode ser um dos fatores que causam a condição, pois ocorre um excesso de lipídios ao ponto do corpo não saber onde depositar.
“O colesterol é insolúvel na água, então quando a gente vê no nosso corpo, ele é uma placa amarela e ele não tem sintoma. Muitas vezes a gente acha assim: ‘Ah, mas eu vou saber quando o meu colesterol vai estar alto’. Infelizmente, a gente não sabe [...] O que provavelmente você vai saber depois: as consequências”, detalha.
No entanto, o colesterol não é uma regra. O médico responsável irá investigar outros fatores, por este motivo é necessário fazer uma triagem cuidadosa.
O Terra Agora vai ao ar toda quinta-feira, às 17h, ao vivo na home do Terra, Youtube e nas redes sociais do Terra.