PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Whey protein prejudica o fígado? Nutricionista esclarece

Outro tópico checado pelo Sport Life para impedir a disseminação de mitos sobre esse suplemento

14 abr 2024 - 12h00
(atualizado em 17/4/2024 às 22h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Whey protein acomete o fígado
Whey protein acomete o fígado
Foto: Shutterstock / Sport Life

Whey protein é o suplemento feito por meio da proteína extraída do leite, ou seja, é a bebida que ajuda a bater a meta diária proteica. Entre os seus principais benefícios, estão o aumento da massa muscular, diminuição da gordura corporal e recuperação muscular após o exercício físico. Ainda assim, o seu consumo ainda é cercado de dúvidas, por exemplo: whey protein acomete o fígado?

Whey protein não acomete o fígado!

"Ainda não temos evidências científicas apontando que o uso de whey protein possa ser prejudicial ao fígado. Porém, o excesso de proteína na alimentação pode sobrecarregar o funcionamento do fígado e dos rins. Por isso, o consumo deve ser feito sob orientação profissional", orienta em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Bruna Lima.

Da mesma forma, não há nenhum veto do consumo de whey protein para um sujeito que vive com problema no fígado. Fato que denota a importância do atendimento com um especialista para ingestão segura.

"Antes de iniciar a suplementação, é importante que a pessoa procure um nutricionista para realizar uma avaliação completa, com exames bioquímicos e assim descobrir o que suplementar", pontua Bruna.

Então, torna-se inviável indicar um consumo diário ou semanal para um sujeito já que se deve levar em consideração se é um atleta amador, de alta performance ou para quem não costuma treinar com intensidade ou frequência.

"A dose diária varia de cada indivíduo. Não há contraindicação de whey protein. Pode ser utilizado desde uma pessoa jovem até uma pessoa idosa, porém é necessário ficar atento para pessoas que já tenham alguma condição renal, pois nesse caso as proteínas precisam ser ajustadas", explica a profissional.

Qual suplemento sobrecarrega o fígado?

"Vitamina A, que pode causar cirrose hepática. Algumas vitaminas do complexo B podem agredir o fígado também. Vitamina E pode causar AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico, e a vitamina C consumida em altas doses pode acidificar a urina. Por isso, reforço que toda suplementação deve ter o acompanhamento profissional", garante.

O que o exagero de whey protein faz para um sujeito?

"O excesso de whey protein não vai causar grandes prejuízos à saúde, mas pode causar acne e desconforto gastrointestinal. Além disso, esse excesso de proteína será excretado pelo corpo na urina", termina a nutricionista Bruna Lima.

Dado

Essas orientações estão relacionadas com a tendência nacional. O boletim da ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres) confirma o aumento de 25% do consumo de suplementos em 2022.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade