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Veja como preparar os alimentos sem interferir no valor nutricional

4 jan 2019
10h17
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A forma do preparo dos alimentos influencia diretamente na preservação (ou não) do valor nutricional. Não adianta apenas preparar uma refeição equilibrada com proteínas, carboidratos, vegetais e grãos. Para conquistar uma alimentação saudável, é preciso ficar atento a todos os detalhes. 

O preparo de legumes e verduras, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Quando esses alimentos são cozinhados diretamente na água, vitaminas do complexo B e C podem se dissolver, causando a perda de nutrientes. Dessa forma, o recomendado é fazer no vapor, garantindo assim a conservação das propriedades desejadas.

Proteção

Para garantir ainda mais a manutenção dos nutrientes, é recomendado cozinhar alimentos com a casca, que funciona como uma proteção. Situação semelhante acontecer com as carnes. Ao grelhar, comece sempre com o fogo bem alto, diminuindo posteriormente. Assim, é possível criar um bloqueio, evitando a perda dos nutrientes.

Conserva

Outra recomendação é restringir o consumo de alimentos em conserva, como o pepino ou carnes. Isso por causa da grande quantidade de sódio. Além de fazer o organismo reter mais líquido, o mineral em excesso pode causar doenças como hipertensão e problemas renais. 

Óleo

Apesar do sabor delicioso, não é recomendado também consumir alimentos fritos, já que ingredientes como o óleo promovem alterações nutricionais nos alimentos. Por isso, quem não consegue ficar sem a tradicional batata frita deve evitar os excessos.

Vale destacar ainda a importância da higiene na manipulação de alimentos, evitando assim possíveis contaminações.

Estadão

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