1 evento ao vivo

Veja cinco mitos sobre o que se deve ou não comer

Se alimentar corretamente pode prevenir uma série de transtornos em sua saúde

14 mar 2016
17h03
atualizado às 19h41
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Embalagens com estampas de frutas, prometendo um alimento com baixo teor de gordura ou livre de substâncias inimigas das dietas pode parecer a escolha mais saudável, mas nem sempre é o caso. Para ajudá-lo, veja cinco mitos sobre alimentação. As informações são do site do jornal The Independent.

Leite desnatado é melhor

Foto: Getty Images

O leite desnatado tem sido apontado como parte de um grupo que não contém gordura saturada e ligado a combate da obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

No entanto, um estudo recente analisou pesquisas já existentes sobre a bebida e mostrou que as pessoas que consomem leite integral enfrentam um risco menor de desenvolver doenças cardíacas ou diabetes tipo 2. “Em termos de obesidade, não encontramos apoio para a noção de que laticínios de baixo teor de gordura são mais saudáveis”, afirmou o Dr. Mario Kratz, especialista em nutrição do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, nos EUA.

Não comer batatas

Foto: Pierre-Marie Brou

Alimentos ricos em amido é uma boa fonte de vitamina C e fibras e podem “desempenhar um papel importante” na dieta, especialmente se forem cozidos sem sal ou gordura, de acordo com especialistas.

Alimentos sem glúten são mais saudáveis

A versão tradicional da receita pode ser adaptada para a dieta.
A versão tradicional da receita pode ser adaptada para a dieta.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Até pouco tempo, quem era intolerante a glúten lutava para achar produtos sem a proteína que é encontrada no trigo e em alguns grãos, por exemplo. Mas, recentemente, a seleção de produtos sem glúten têm crescido e, agora, é possível achar nos supermercados pães, bolos e cereais adequados para pessoas que possuem doença celíaca.

Porém, é comum que pessoas confundam “sem glúten” como sinônimo de “saudável”. Cortar o glúten de sua dieta pode causar uma deficiência de vitaminas, minerais e fibras, explicou o Dr. Peter Green, diretor da Coeliac Disease Centre da Universidade de Columbia.

Sushi sempre é saudável

Foto: Getty Images

Os ingredientes do sushi fazem com que pessoas pensem que ele é o auge dos alimentos sadios. Porém, alguns itens contêm carboidratos, que podem levar menos tempo para digerir, assim causando um aumento de açúcar no sangue, o que deixa propenso a sentir fome mais rápido.

Suco

Foto: iStock

É comum vermos sucos nas prateleiras de supermercados indicando que contém alta porcentagem da fruta. Mas é essencial verificar se sua bebida preferida não contém aromas artificiais, adição de açúcar e água que supera os benefícios que qualquer fruta.

 

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade