PUBLICIDADE
AO VIVO
Estreia do 'Paris É Delas' debate presença feminina nos Jogos Olímpicos 2024

Todo mundo que está cansado precisa suplementar vitamina B12?

Diversas pesquisas comprovam que suplemento não deve ser tomado por pessoas sem deficiência da vitamina

30 jan 2024 - 11h57
Compartilhar
Exibir comentários

Você anda se sentindo cansado, esgotado, pra baixo. Em algum lugar da internet lê que o suplemento da vitamina B12 dá energia, força e vitalidade; então, decide tomá-lo. Fez certo?

"Não há benefício comprovado em tomar vitamina B12 para a fadiga, a menos que você tenha uma deficiência que cause anemia", explica a médica Trisha Pasricha, em coluna publicada no jornal The Washington Post

Descubra se é necessário tomar vitamina B12
Descubra se é necessário tomar vitamina B12
Foto: ozgurkeser

Segundo a especialista, apenas pessoas que fizeram exames e comprovaram que têm deficiência da vitamina devem suplementá-la. Em geral, adultos com mais de 65 anos, veganos e vegetarianos são os grupos com maior risco de deficiência da vitamina. 

"Para todos os que procuram um aumento de energia, o meu conselho como regra geral na medicina é, sempre que possível, menos é mais. Não tome um suplemento sem um benefício comprovado. Em vez disso, converse com seu médico sobre outras maneiras de ajudar com os níveis de energia, incluindo fazer mudanças no estilo de vida ou fazer exames para descartar possíveis problemas médicos, como doenças da tireoide", pontua Trisha, que é formada em Harvard.

Quais são os sintomas causados pela falta de B12?

Pessoas que têm deficiência da vitamina normalmente apresentam exaustão como o principal sintoma. Além disso, elas também podem desenvolver certos sintomas neurológicos, como dificuldade para caminhar, dormência ou problemas psiquiátricos.

Quem deve tomar o suplemento de B12?

Já foi comprovado que cerca de 15% dos americanos com mais de 65 anos têm deficiência relacionada com a redução de ácido no estômago, o que torna mais difícil a absorção da vitamina B12 que está naturalmente presente nos alimentos. Os idosos geralmente são capazes de absorver suplementos orais de B12 ou vitamina B12 em alimentos fortificados sem o mesmo problema.

Em outro estudo descobriu-se que 40% dos veganos tinham deficiência de vitamina B12.

Estes grupos devem fazer uso do suplemento. Não foi comprovada a eficácia do suplemento para tratar dores musculares, artrite, insônia ou fraqueza generalizada (na ausência de anemia).

Onde encontrar B12 naturalmente?

Como o médico endocrinologista Dr. Jionocley Viana já explicou nesta matéria, a vitamina B12 está presente principalmente em alimentos de origem animal como: ovos, leite e derivados, carne, peixe e frango. Conforme o especialista, é necessário ingerir pelo menos 2,4 mcg para pessoas acima de 14 anos. Consumos abaixo dessa medida podem resultar na deficiência do nutriente.

Qual é a melhor forma de absorver a vitamina B12?

"Algumas pessoas preferem uma injeção de vitamina B12, que normalmente é administrada no braço por via intramuscular", diz a médica Trisha Pasricha, que complementa: "altas doses de vitamina B12 por via oral reabastecem seu sistema tão bem quanto as injeções".

Se você não possui deficiência de B12 e quer tomar o suplemento mesmo assim, saiba que mesmo doses elevadas – comprimidos vendidos sem receita médica normalmente contêm 1.000 mcg – são geralmente consideradas seguras, porque o nosso corpo absorve apenas uma fração disso. 

Porém, é importante saber que níveis elevados de vitamina B12 no sangue estão associados a um risco aumentado de morte por todas as causas, como foi relatado neste estudo publicado em 2020 na JAMA Network Open. Outros estudos encontraram uma ligação entre altos níveis da vitamina e doenças cardiovasculares e aumento do risco de fratura de quadril.

Por esses motivos, antes de decidir tomar o suplemento por conta própria, faça exames para saber se realmente existe a necessidade do suplemento. 

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade