PUBLICIDADE

Tem como reverter o botox? Médica esclarece

Fez botox e não gostou do resultado? Saiba se é possível revertê-lo!

2 abr 2024 - 14h18
Compartilhar
Exibir comentários

O botox é um dos procedimentos estéticos mais famosos e muito procurado por quem quer prevenir que as linhas de expressão se tornem demarcações profundas. Mas, quando o resultado não fica do jeito que você esperava, será que tem como revertê-lo?

Médica dá dicas para evitar a insatisfação com o resultado do botox |
Médica dá dicas para evitar a insatisfação com o resultado do botox |
Foto: ArtPhoto_studio/Freepik / Boa Forma

Tem como reverter o botox?

De acordo com a  Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituo BWS, os preenchimentos com ácido hialurônico pode ser dissolvidos a partir da aplicação de uma enzima chamada hialuronidase, porém, com a toxina botulínica, a situação pode ser mais complicada.

"Embora a toxina botulínica que já foi injetada não possa ser retirada, é possível adicionar estrategicamente mais toxina ou preenchimentos em outras áreas do rosto para criar uma aparência mais simétrica e equilibrada", diz ela.

No entanto, se foi utilizada muita toxina botulínica e a pessoa ficou com uma aparência "artificial", a única solução é esperar até que o produto se desgaste por conta própria. "Pode levar de 3 a 6 meses para que os resultados do botox desapareçam completamente", conta.

É importante lembrar que, ao notar qualquer efeito colateral após tratamentos injetáveis, como tontura, falta de ar e visão dupla, não deixe de procurar um atendimento médico.

O que pode causar um botox mal feito?

Quando feita por um profissional treinado e qualificado, a aplicação de toxina botulínica traz resultados suaves e naturais. "Um profissional qualificado tem excelente conhecimento da complexa anatomia facial e, portanto, entende exatamente onde colocar cada unidade de botox para obter o resultado desejado", garante.

Porém, existem casos nos quais o procedimento resulta em uma aparência "congelada", o que pode ocorrer por diversos motivos, entre eles, execução incorreta das técnicas, colocação inadequada e falta de comunicação clara.

De acordo com a médica, é comum que profissionais não qualificados cometam erros ao injetarem a substância, colocando-a muito profundamente ou superficialmente na pele ou então na área errada do rosto. "A toxina botulínica deve ser usada, principalmente, das maçãs para as porções superiores do rosto", detalha.

A má comunicação entre o injetor e o cliente também pode causar a insatisfação com o resultado final. "Antes de se submeter a qualquer injeção, certifique-se de que seu fornecedor reserve um tempo para ouvir suas expectativas e desenvolver um plano de tratamento personalizado", orienta.

Como escolher um profissional para fazer botox?

Uma das dicas da Dra. Cláudia é sempre pesquisar a experiência do profissional, verificando se ele tem um amplo treinamento e até mesmo opiniões de pacientes que passaram por procedimentos semelhantes.

Também é recomendado ficar longe das "festas de botox" e desconfiar de preços muitos baixos. "Alguns fornecedores podem anunciar um negócio incrível apenas para você entrar pela porta. Essas 'promoções', na melhor das hipóteses, podem levar à insatisfação, porém, na pior das hipóteses, podem acabar provocando sérias complicações. Produtos de má qualidade ou maior diluição da substância podem estar embutidos nesses descontos", alerta.

Antes de marcar o procedimento, agende uma consulta com o profissional para discutir seus objetivos e tirar todas as suas dúvidas. "Isso ainda lhe dá a oportunidade de analisar as condições da instalação e observar quaisquer sinais de alerta com antecedência", completa a Dra. Cláudia. Mesmo sendo um tratamento não cirúrgico, a aplicação da toxina botulínica deve ser feita em um ambiente estéril.

"Vale lembrar que todo tratamento deve ser personalizado e muitos pacientes acreditam que precisam do botox, mas, na verdade, a indicação pode ser outra, por exemplo, um bioestimulador de colágeno", ressalta.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade