PUBLICIDADE

Seu joelho estala? Ortopedista revela as 3 principais causas

Crepitações do joelho são sinais graves quando há outros sintomas

7 jun 2024 - 10h42
Compartilhar
Exibir comentários

Movimentos que envolvem a articulação do joelho, como agachar e levantar, tornam comuns os barulhos de estalos e crepitações, que despertam preocupações. Nesse sentido, o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo vai apontar as três principais condições associadas aos estalos nos joelhos.

Condições associadas aos estalos nos joelhos
Condições associadas aos estalos nos joelhos
Foto: Shutterstock / Sport Life

Condições associadas aos estalos nos joelhos

Condromalácia patelar

"A condição se caracteriza pelo amolecimento da cartilagem da rótula ou patela, osso localizado à frente do joelho. Afeta principalmente mulheres, a doença pode ser causada por uma série de fatores, que incluem, além de traumas, sobrepeso, sedentarismo, desalinhamento do joelho e prática excessiva e incorreta de exercícios de alto impacto", detalhou o médico.

Lesões no menisco

A cartilagem que serve como amortecedor para absorver e distribuir o impacto na região também é mais um tipo de causa comum de estalos constantes no joelho. "Geralmente, essas lesões surgem após traumas, como torções e movimentos bruscos durante atividades físicas. Idosos também são mais propensos a sofrer com o problema, pois, devido ao desgaste que ocorre com o passar dos anos, essas cartilagens tornam-se mais propensas a rupturas", falou.

Artrose

"A doença afeta principalmente a terceira idade, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens por trauma e sobrecarga excessiva nas articulações geradas por obesidade ou prática exagerada e incorreta de exercícios físicos", relatou.

Palavra final

"O médico poderá avaliar o histórico do paciente, realizar um exame físico e, se possível, reproduzir o barulho durante a consulta. Caso necessário, exames de imagem também podem ajudar. Com base nos resultados, o especialista poderá verificar a causa do barulho. E indicar o tratamento necessário para cada caso com a confirmação do diagnóstico", concluiu o Dr. Marcos Cortelazo.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade