PUBLICIDADE

Procurando emprego? Saiba por que é importante sorrir

Pesquisa aponta que quem tem um sorriso bonito tem mais chances de conseguir um emprego

13 out 2021 10h37
| atualizado às 10h37
Publicidade
Foto: Pexels / FF

Ah, o sorriso… Esse ato simples e inerente a todo ser humano é capaz de romper barreiras, quebrar o gelo e, ainda, abrir portas para grandes oportunidades pessoais e profissionais. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Faculdade Estadual do Sudoeste da Bahia e publicada no American Journal of Orthodontics & Dentofacial Orthopedics, que revelou que quem tem um sorriso bonito tem mais chances de conseguir um emprego.

Durante a realização do estudo, os pesquisadores mostraram fotos de dez pessoas sorrindo para cem profissionais da área de recursos humanos. Junto com os retratos convencionais, eles apresentaram imagens desses mesmos pacientes com seus dentes corrigidos por um programa de computador, deixando-os mais alinhados e brancos. A análise apontou que os recrutadores, julgando pela imagem, escolheram as fotos com sorrisos alinhados quando questionados quem eram os mais inteligentes, honestos, eficientes e, por fim, quem contratariam.

Outro exemplo é o quadro de funcionários de companhias aéreas. Já parou para observar o sorriso dos comissários de bordo? Estes sorrisos são muitas vezes cosmeticamente melhorados para transmitir para o passageiro uma imediata sensação de saúde, beleza, alegria e otimismo.

Além de uma boa higiene bucal, a odontologia moderna tem recursos que ajudam a transformar sorrisos removendo manchas, clareando e remodelando dentes. Pessoas que têm o sorriso transformado em consultório tornam-se mais extrovertidas, sorriem mais, melhoram a autoestima e a interação com outras pessoas, o que pode aumentar as chances de evolução profissional.

Está em busca de um emprego ou de mudanças na carreira? Veja as dicas abaixo para mandar bem nos processos seletivos. E lembre-se de consultar o dentista a cada seis meses para checar se sua boca está em ordem. 

- Sorria quando os assuntos são amenos
- Guarde o sorriso para mais tarde quando a conversa é séria, pois pode parecer que não está dando a devida credibilidade ao tema
- Sorria para se apresentar a algum contato novo, para receber pessoas
- Sorrir demonstra simpatia, e a simpatia abre portas e aumenta a chance de fechar um negócio

Fonte: Equipe portal
Publicidade