PUBLICIDADE

Atenção, veganos: veja os grãos que são bons para os dentes

O que muita gente não sabe é que um cardápio equilibrado também faz bem para a saúde bucal

1 out 2021 10h00
| atualizado em 9/10/2021 às 09h18
Publicidade
Foto: Pexels / FF

A cada dia que passa, por inúmeras razões, mais pessoas aderem à dieta vegana, aquela em que não são consumidos nenhum tipo de produto ou derivado de origem animal. Quando acompanhada por nutricionistas e realizada de forma balanceada, a dieta vegana trás inúmeros benefícios à saúde e também ao meio ambiente.

O que muita gente não sabe é que um cardápio equilibrado também faz bem para a saúde bucal, por isso listamos alguns alimentos veganos que devem fazer parte do seu dia a dia. Amêndoas, folhas verdes, batata doce, cenoura, espinafre, agrião, damasco e manga são extremamente importantes para a dieta vegana, pois repõem as vitaminas no corpo que eventualmente podem faltar na ausência de carne e seus derivados e, ainda, fortalecem a saúde bucal como um todo.

Além disso, é fundamental que veganos e adeptos de dietas restritivas mantenham bons hábitos de higiene bucal, uma vez que, diante da possível deficiência de algumas vitaminas no corpo, as bactérias encontram ambiente propício para a proliferação.

O que não pode faltar no prato?

Uma boa dieta vegana apresenta diversidade de grãos no cardápio, cada qual com sua função para o bom funcionamento do corpo. Castanhas, sementes e frutas secas, com destaque para lentilhas, grãos-de-bico, soja, castanha de caju e ameixa, devem fazer parte do cardápio de uma pessoa vegana.

Para absorver cálcio, indica-se soja, tofu, lentilha, ervilha, grão-de-bico, feijões, além de batatas, amêndoas, castanha de caju, quinoa, aveia crua em flocos, lentilha, grão de bico, chia pistache, goiaba, couve e aspargos.

Engana-se quem pensa que o cardápio de uma pessoa vegana é limitado. Com criatividade, é possível fazer boas substituições - que vão além das massas e dos carboidratos simples. Experimente novos sabores e cuide sempre da saúde bucal, escovando os dentes a cada refeição e usando sempre fio dental. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade