PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Saúde bucal dos idosos: Como cuidar dos dentes na terceira idade

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o envelhecimento de uma pessoa não leva, necessariamente, à perda das peças dentais

27 set 2022 - 10h00
Compartilhar
O cuidado oral desde a infância pode garantir que uma pessoa preserve seus dentes durante toda a vida
O cuidado oral desde a infância pode garantir que uma pessoa preserve seus dentes durante toda a vida
Foto: Pexels

Geralmente a saúde bucal na terceira idade é um reflexo de como você cuidou da sua boca a vida inteira. Se você priorizou hábitos saudáveis, visitou o dentista com regularidade e fez a limpeza dos dentes de maneira correta, com remoção de placa e cuidados com a gengiva, é muito provável que os dentes durem o resto da vida. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o envelhecimento de uma pessoa não leva, necessariamente, à perda das peças dentais. Entretanto, o que vemos é uma grande quantidade de idosos buscando os mais variados tratamentos para salvar o seu sorriso.

Caso os seus dentes tenham incomodado durante a juventude, a chance de piorarem na terceira idade é grande. Como esse conceito é relativamente novo, os idosos ainda sofrem com as consequências de uma vida de negligência com os dentes. 

O melhor remédio ainda é a prevenção. O cuidado oral desde a infância pode garantir que uma pessoa preserve seus dentes durante toda a vida, inclusive na terceira idade. Ao cuidar da higiene da boca é possível afastar doenças como a cárie – umas das maiores responsáveis pela perda dos dentes.

Veja, abaixo, como ter dentes saudáveis na terceira idade

Faça o autoexame

Nessa fase da vida, existe a possibilidade de surgirem lesões, decorrentes de próteses mal adaptadas ou de algum outro fator. Assim, é aconselhável fazer o autoexame mensalmente. Quando diagnosticadas no começo, essas lesões podem ser tratadas sem grandes transtornos. Em frente ao espelho, em um local bem iluminado, procure por lesões na gengiva, bochechas, língua, assoalho e céu da boca. 

Use escova interdental

Quando uma pessoa perde um ou mais dentes, é possível que os outros dentes migrem para ocupar o espaço vazio. Para facilitar a higienização, a escova interdental é ideal. Também nos casos de próteses fixas, ou de implantes, esse tipo de escova acessa lugares que uma escova de dentes comum não consegue, devido ao tamanho, curvatura e quantidade de cerdas.

Estimule a salivação

Alguns medicamentos costumam alterar o fluxo salivar, como os antidepressivos, muito usados nessa etapa da vida. Quando a medicação não puder ser substituída, há meios para estimular a salivação, como a goma de mascar e frutas cítricas. Se a sensação ainda persistir é possível lançar mão de saliva artificial, disponível no mercado. “

Cuide bem da dentadura

As próteses totais, conhecidas como dentaduras, devem ser higienizadas após cada refeição. A prótese deve ser segurada firmemente para evitar que caia e sofra uma fratura. O ideal é usar uma escova para prótese e um sabão neutro para remover resíduos de alimentos. Enxágue abundantemente com água corrente. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade