PUBLICIDADE

Saúde bucal: dicas para cuidar da boca durante as festas de fim de ano

É importante ressaltar que nunca é tarde para cuidar da boca e a busca por um sorriso saudável jamais deve ser adiada

1 dez 2022 - 10h00
Compartilhar
O período de festas é bom para descansar e relaxar, mas também pode ser estressante para muitas pessoas
O período de festas é bom para descansar e relaxar, mas também pode ser estressante para muitas pessoas
Foto: Pexels

O ano finalmente está acabando e nada mais justo do que comemorar. A rotina nesta época costuma ser cheia de confraternizações, amigos secretos e encontros com amigos e familiares. Com tantos eventos, é normal se descuidar da saúde bucal. No entanto, é importante ressaltar que nunca é tarde para cuidar da boca e a busca por um sorriso saudável jamais deve ser adiada.

O período de festas é bom para descansar e relaxar, mas também pode ser estressante. O que muitas pessoas não sabem é que o estresse pode causar ou piorar o bruxismo, cujos sintomas são acordar com dor de cabeça ou na mandíbula. 

Muitas pessoas apertam e rangem os dentes enquanto dormem, um problema progressivo que pode desgastar e até mesmo amolecer os dentes. Estudos apontam que pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento, direto ou indireto, da tensão emocional.

O ideal é tentar achar suas causas no dia a dia, já que qualquer situação estressante pode piorar o sintoma. E isso inclui as festas de fim de ano.

Pensando nisso, separamos algumas dicas fáceis de colocar em prática para você manter a saúde bucal em dia mesmo durante o período de fim de ano. Veja abaixo:

  • Cuidado com alimentos rígidos

Castanhas e nozes, itens comuns nas refeições natalinas e de ano novo, exigem atenção ao comer, pois, por serem alimentos mais duros, podem causar trincas ou até quebrar os dentes. Se você tiver fazendo tratamento ortodôntico, evite.

  • Beba com moderação

Todo mundo sabe que bebidas alcoólicas e sorriso bonito não combinam. Além de fazer mal para a saúde de um modo geral, o álcool diminui a quantidade de saliva na boca, causando mau hálito. Além disso, vinho tinto pode manchar os dentes.

  • Não se esqueça da higiene

Nada mais justo do que se divertir com a família e os amigos em uma época do ano tão esperada. Portanto, se você não tiver restrições alimentares, divirta-se e coma tudo que tiver vontade. Só não se esqueça da higiene bucal depois, viu?

  • Beba muita água

Uma dica de ouro não apenas para a saúde bucal, mas também para a saúde do corpo de uma maneira geral. Além de manter o corpo hidratado, a água ajuda a evitar o mau hálito e evita a temida ressaca por bebida alcoólica. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade