PUBLICIDADE

Mais de 70% das crianças não vão ao dentista, aponta pesquisa. Entenda os riscos

O levantamento levanta um debate importante: qual o momento certo para levar os pequenos ao dentista?

15 dez 2022 - 10h00
Compartilhar
Dentre os problemas, a doença que mais acomete crianças é ainda a cárie
Dentre os problemas, a doença que mais acomete crianças é ainda a cárie
Foto: Pexels

Uma pesquisa realizada pelo Barómetro de Saúde Oral para a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD ) realizada em 2021, aponta que 73,4% das crianças menores de 6 anos nunca frequentaram o dentista.

O levantamento levanta um debate importante: qual o momento certo para levar os pequenos ao dentista? Na verdade, o acompanhamento odontológico deve se iniciar antes mesmo da criança nascer, ainda na gestação. Isso porque o estilo de vida e o cuidado com a saúde bucal da mãe interferem diretamente no futuro sorriso dos filhos.

Após o nascimento, as primeiras idas ao dentista são importantes para que os pais tirem dúvidas e adquiram informações sobre cuidados com a saúde bucal. O bebê pode ser levado ao dentista mesmo antes de ter dentes. Assim, o profissional pode examinar e ver se está tudo normal, acompanhar a erupção dos dentes e orientar e motivar para cuidados com a boca.

Nessas consultas, os pais aprendem sobre escovação (como, quando, porque escovar), que tipo de pasta e escova usar, hábitos bucais como uso de chupeta e mamadeira, sucção de dedo, consumo racional de açúcar quando os dentes nascerem. Podem resolver, ainda, inquietudes sobre a erupção dos dentes, qual a época em que aparecem e sintomas que a criança apresenta. 

Dentre os problemas, a doença que mais acomete crianças é ainda a cárie. Porém, por meio do estabelecimento de hábitos de higiene e dieta saudáveis, é possível atuar na prevenção dessa doença e, mais ainda, na promoção da saúde bucal.

Vale lembrar que os pais exercem forte influência sobre a saúde bucal das crianças, uma vez que são os responsáveis pelo estabelecimento de medidas que podem mantê-las livres de doenças. Educar sobre a correta higiene bucal desde cedo evita problemas com o sorriso no futuro. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade